Após o Iphan apontar a necessidade de estudo arqueológico prévio na área da BA-649 e elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a continuidade das intervenções, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que as obras do novo sistema viário entre Ilhéus e Itabuna seguem em execução e com percentuais avançados.
Em nota enviada para a Folha da Praia, a Seinfra afirma que a primeira etapa da rodovia, com 18 quilômetros de extensão, já está 90% concluída. As pontes 01 e 04 e o viaduto registram 97%, 96% e 90% de execução, respectivamente.
A secretaria também atualizou o andamento dos trechos complementares. Os serviços de duplicação de 2,3 km da BA-963, na margem esquerda do rio Cachoeira, estão 79% executados, com conclusão prevista para abril de 2026. Já os 5,1 km entre o entroncamento da BA-693 e o acesso a Itabuna, na margem direita, atingiram 63% e devem ser finalizados em março de 2026.
As pontes 02 e 03 avançam com 52% das obras e têm entrega prevista para o final do primeiro semestre de 2026. A Seinfra atribui os atrasos no cronograma a problemas com a empresa vencedora da licitação inicial, o que exigiu novas publicações no Diário Oficial para a retomada de determinados equipamentos.
Sobre as demandas do Iphan, o órgão estadual afirma que as tratativas estão em andamento desde fevereiro, em convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), responsável pela execução das atividades previstas no TAC.


