A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou o primeiro encontro do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, sexta-feira (14), no auditório do Centro Administrativo, bairro Conquista. A reunião foi destinada a gestores municipais, coordenadores dos programas da SDS e conselhos do município.
O principal objetivo foi discutir o planejamento, ideias e estratégias para trabalhar o programa em Ilhéus, durante o ano de 2019. Estiveram presentes coordenadores e gestoras da básica, média e alta complexidades dos programas da SDS, além de representantes de secretarias do município.
A coordenadora do BPC na Escola, Vanessa Caldas, destacou a importância do encontro para a execução do programa no município. “O BPC na escola é um programa intersetorial. Ele depende de outros programas e de outras secretarias, como saúde e educação para ser desenvolvido e levar a melhoria da qualidade de vida para as crianças e adolescentes que tem algum tipo de deficiência”, afirma.
Durante o encontro, ficou definido as etapas do programa. Primeiro, serão realizadas visitas e aplicação dos questionários através das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) com as famílias assistidas do município. Logo após, serão construídos relatórios e identificação das barreiras intersetoriais.
Em seguida, serão criadas estratégias para acabar com essas barreiras, junto com a saúde, educação, serviços socioassistenciais, infraestrutura, conselhos, direitos humanos, com o objetivo de garantir a acessibilidade, adaptação dos equipamentos para receber os beneficiários e trabalhar o programa com planos que viabilizem inclusão social, a cidadania e a liberdade. Por último, após diagnóstico através dos relatórios, serão postas em prática as estratégias apontadas pelos participantes durante esse primeiro encontro.
O BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Fonte: Secom
Comentários
Sem Comentários