A cidade de Ilhéus deu um passo importante no enfrentamento à violência doméstica com a implantação da Ronda Maria da Penha. A iniciativa, realizada pela Polícia Militar da Bahia, por meio da 68ª Companhia Independente, foi oficializada na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, no bairro Cidade Nova.
A cerimônia de lançamento reuniu representantes da gestão municipal, autoridades de segurança pública e membros da sociedade civil. A presença da prefeita em exercício e secretária da pasta, Wanessa Gedeon, destacou a importância da ação para garantir acolhimento e resposta rápida às vítimas de violência. Segundo ela, o objetivo é transformar a realidade do município, assegurando mais dignidade e proteção às mulheres.
A Ronda Maria da Penha atuará no acompanhamento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, com atenção especial a situações de ameaça ou agressão. Com essa medida, Ilhéus passa a integrar o grupo de municípios baianos que investem em políticas públicas de segurança voltadas para a defesa da vida das mulheres.