À primeira vista, elas são pequenas e sem importância, mas, quando descartadas nos rios e praias, as tampinhas plásticas se acumulam e causam grandes impactos ambientais, como a morte de aves aquáticas e animais marinhos, que acabam ingerindo esses materiais por confundi-los com comida.
Para reverter esse cenário, um projeto do GAP (Grupo de Amigos da Praia), em parceria com a ONG Planeta dos Bichos, quer transformar o que causa poluição e destruição da vida marinha em geração de valor para recicladores e de cuidado para animais domésticos.
As instituições vão coletar e vender as tampinhas e o valor será revertido para o pagamento de castrações de cães pela ONG Planeta dos Bichos, contribuindo para o controle de natalidade desses animais. As castrações tem sido realizadas pela ONG, principalmente, desde março de 2020, devido à suspensão desse serviço pelo Centro de Zoonoses de Ilhéus.
No entanto, o sucesso do projeto necessita do apoio da população ilheense. Para colaborar é muito simples! Basta você separar as tampinhas plásticas de refrigerantes, água e outras bebidas e encaminhar até um dos pontos de coleta. Você pode também ser um parceiro disponibilizando um espaço em sua empresa para ser um dos locais de coleta das tampinhas.
Para mais informações, entre em contato com o Grupo de Amigos da Praia: (73) 98180-1842 (Vinícius Alcântara) e (73) 99166-8798 (Jaiane Guimarães), e com a ONG Planeta dos Bichos: (73) 99133-7233 (Claudia).
Confira abaixo os pontos de coleta das tampinhas:
* Central do Voluntariado: Sede do GAP, Sala lateral da Catedral de São Sebastião. Ilhéus/BA ( Seg a sexta 13:00 às 17:00).
* Escola e brinquedoteca Casa Amarela – Jardim Pontal Rua 7, n 114 (Segunda feira das 09h às 15h)
Comentários
Sem Comentários