Ampliar as ações de segurança em todo território municipal tem sido uma das pautas constantemente discutidas entre a Prefeitura de Ilhéus e autoridades policiais que atuam na cidade. Na última quinta-feira (16), o vice-prefeito Bebeto Galvão promoveu uma reunião com as presenças da major Joilma, comandante da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (68ª CIPM), secretários e membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC), a fim de discutir a instalação da base da corporação no antigo prédio General Osório que, atualmente, abriga a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho.

“Reunimos o Conselho de Cultura para receber as informações apresentadas pela Polícia Militar sobre a instalação da base da companhia na Biblioteca Municipal. De igual forma analisamos uma demanda do Bloco Olodum para a construção de uma escola voltada a jovens de periferia, adotando políticas para a economia criativa, a fim de que esses jovens tenham contato com o grupo. O Conselho refletiu sobre as duas condições, sinalizando a importância da manutenção das características arquitetônicas do local e a criação de um projeto que module o tipo de ocupação que será feita tanto pelo Olodum quanto pela Polícia”, explicou Bebeto.

Conforme a major, a instalação da sede é fundamental para que os policiais possam atuar com eficiência, promovendo maior sensação de segurança e circulação de prepostos da PM no Centro Comercial, com benefícios para as atividades ligadas ao turismo, arte e comércio, além da conservação do patrimônio histórico da cidade.

“A 68ª CIPM é a responsável direta pela segurança da região central de Ilhéus, pontos turísticos e da maioria das instituições bancárias da cidade. A base da companhia no centro da cidade vai proporcionar maior circulação de policiais, bem como a população terá acesso de forma mais fácil aos serviços oferecidos pela PM. A corporação também ficará mais próxima da sociedade civil. Com isso, vamos promover segurança, bem-estar e fomento aos projetos sociais junto à comunidade”, destacou a oficial.

A 68ª CIPM é responsável pelo trabalho ostensivo preventivo no Centro e áreas adjacentes. Bebeto afirmou que o projeto será apreciado pelo CMC, órgãos ligados à Segurança Pública e agentes diretamente envolvidos nas ações.

Projeto de revitalização da Biblioteca Pública de Ilhéus – O espaço faz parte do planejamento da administração municipal voltado à melhoria e recuperação de prédios públicos.

Muito além de uma reforma estrutural, a proposta é que o equipamento seja abraçado pela comunidade, por meio da criação de um novo ambiente de convivência social e familiar, somado à modernização da Praça Castro Alves, cuja obra está em fase de conclusão.

Deixe um comentário