A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após enfrentar um câncer agressivo. Filha do cantor e compositor Gilberto Gil, Preta estava internada desde uma cirurgia de grande porte realizada no fim de 2024. Ela tratava tumores nos linfonodos, no ureter e no peritônio, já em estágio de metástase.
O diagnóstico mais recente da doença veio em agosto de 2024, pouco tempo depois de a artista ter comemorado a remissão de um câncer no intestino descoberto em janeiro de 2023. À época, Preta passou por sessões de quimioterapia e por uma cirurgia, encerrando o tratamento em dezembro daquele ano.
Com o retorno do câncer, o quadro clínico evoluiu rapidamente. A artista passou por uma cirurgia de emergência para a substituição de um cateter, após ser diagnosticada com cálculos renais. Em seguida, foi submetida a uma cirurgia complexa de 21 horas para a retirada dos tumores. Desde então, permaneceu internada, buscando alternativas de tratamento, inclusive com uma especialista nos Estados Unidos. Em janeiro de 2025, ela anunciou o uso permanente de uma bolsa de colostomia.
O tratamento, no entanto, não surtiu o efeito esperado, e o quadro clínico da artista se agravou nos meses seguintes.
Trajetória
Nascida no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, Preta Gil era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Ainda assim, só iniciou sua carreira artística aos 29 anos, com o lançamento do álbum Prêt-à-Porter, em 2003.
Nos anos seguintes, lançou os discos Preta (2005), Sou Como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), além de dois registros ao vivo: Noite Preta Ao Vivo (2010) e Bloco da Preta (2014), este último também nome do bloco carnavalesco que ela comandou por anos no Rio de Janeiro.
Na televisão, Preta Gil participou de programas, novelas e realities, além de se destacar como apresentadora e figura pública engajada em pautas como diversidade, inclusão e combate ao preconceito.
Em agosto de 2024, mesmo durante o tratamento contra o câncer, lançou sua autobiografia, Preta Gil – Os Primeiros 50, em comemoração ao aniversário de meio século de vida.
Preta Gil foi casada com o ator Otávio Müller, com quem teve um filho, Francisco Gil, músico e integrante da banda Gilsons. Também foi casada com Rodrigo Godoy entre 2015 e 2023. É avó de Sol de Maria, nascida em 2015, filha de Francisco com Laura Fernandes.