A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças nas vidas dos brasileiros e um dos momentos econômicos mais desafiadores das últimas décadas para o país. Alguns setores, porém, sinalizam recuperação, como o mercado imobiliário. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve avançar, e pode ter um crescimento de 4%. Este é um bom indicativo, pois, se confirmado, esta será a maior alta em oito anos. Para se destacar em um mercado competitivo e com um público cheio de opções, porém, é preciso usar a criatividade para criar novas estratégias para se relacionar com os clientes.
Comprar um imóvel não é uma simples aquisição, mas sim a concretização de toda uma proposta de melhoria de vida. Seja para investimento e mais ainda se for para morar, a compra de um apartamento é um passo para a realização do objetivo de uma vida mais segura e feliz. Justamente por isso, esta venda é diferenciada. Tratar a venda como um relacionamento de longo prazo, que precisa ser cultivado e nutrido, é uma das formas de fazer com que o cliente satisfeito seja a mais poderosa forma de atrair novos negócios e solidificar a reputação da empresa.
É o que diz a diretora da JVF Empreendimentos, Juliana Oliveira. Segundo ela, a construtora já entendeu a força desse bom relacionamento e aposta nele para se sobressair no mercado.
“Não temos a intenção de fechar o negócio e entender que ele se encerra na venda do imóvel. Nossa relação com os clientes é mantida com uma proposta contínua. Realizar sonhos é o propósito que a construtora guarda em sua missão e essa não é uma promessa vazia. Hoje temos, por exemplo, uma ação que é o Clube do Amigo Vizinho, que fornece benefícios para os compradores que indicam amigos para comprar imóveis com a empresa. Esta é a nossa campanha de maior sucesso e hoje já representa mais de 50% das nossas vendas”, conta Juliana.
O clube funciona de forma simples. O comprador indica amigos e, a cada contrato fechado com uma das indicações, os dois ganham seis meses de condomínio grátis. Como o benefício é cumulativo para quem indica, isso pode representar muito tempo sem se preocupar com as despesas do condomínio.
“A ideia é: morar perto dos amigos e ainda ter a vantagem de não pagar o condomínio, gerando uma economia para a família. Temos clientes que já estão com dois anos de condomínio gratuito assegurado por estas indicações”, detalha a diretora da JVF.
A ação comprava que influenciar pessoas vai muito além do online. Para que a campanha tenha sucesso e essa influência ocorra, é preciso entregar o que promete. Um exemplo disso é que todos os empreendimentos já realizados pela JVF foram entregues dentro do prazo, o que traz confiança ao comprador.
“A gente só indica aquilo que gosta e confia. Eu não ofereço para um amigo meu algo em que eu não confio. Então, eu indico a JVF, porque a construtora realmente atende as expectativas e cumpre prazos”, enfatiza Fernanda Sturaro, professora e moradora do condomínio Allegri Cabula, que hoje é campeã do Clube do Amigo Vizinho.
Juliana conta que muitas vezes as pessoas que indicam, acompanham o amigo na compra. Depois que esta é fechada, a JVF entrega brindes nas casas das pessoas, relembrando a campanha.
“Procuramos dar algo que tenha um significado. Tivemos um brinde que eram duas canecas que se uniam, simbolizando esse laço de união que se forma. Os clientes não são números para nós, queremos que eles sejam felizes morando em nossos empreendimentos”, revela.
Assessoria e facilitação na compra do imóvel novo
A relação com o cliente, porém, vai muito além de uma campanha de vendas. Ela começa com toda a assessoria que é oferecida no momento da compra do imóvel.
Um dos motes da JVF é analisar a situação do cliente de caso em caso, ajudando a criar possibilidades para que a compra do imóvel consiga caber nas possibilidades de pagamento da família.
“Além disso, temos um setor especializado para assessorar no processo de aquisição de financiamento. Sabemos que esse é um procedimento que envolve muita documentação e critérios. Como ele representa a forma mais expressiva de comprar imóveis hoje, buscamos colaborar no processo. Oferecemos o conhecimento da construtora para auxiliar o cliente na facilitação essa etapa”, aponta a diretora.
Antes, durante e depois
Cintia Maggy, gerente de vendas da JVF avalia que o bom desempenho do setor de vendas está em estabelecer uma relação de parceria com os clientes.
“O meu trabalho não se encerra no balcão de vendas. Eu sou corretora de antes, durante e depois. Mantenho minha carteira de clientes, fico em contato com eles e isso gera muita confiança. E quando a gente confia, a gente indica”, pontua.
O casal Aline Santana e Mateus Neves também comprou um apartamento no Allegri Cabula ainda na planta. Eles contam que, no começo, tiveram algumas preocupações relacionados a como seria o andamento da obra, mas que foram dissolvidas em função do processo próximo de acompanhamento.
“Foi um caminho de confiança que foi estabelecido. Hoje estamos muito felizes de estar aqui com a possibilidade de ver o empreendimento pronto”, disse Aline durante a entrega das chaves.
Bom momento
Dados do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2020, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica apontam que as vendas do mercado imobiliário cresceram 8,4% em 2020, a despeito do cenário econômico de queda em muitos setores.
Os principais motivos que embasam a afirmativa de que essa é a hora para comprar um imóvel estão justamente na conjuntura econômica. Para colaborar na recuperação da economia, a redução da taxa de juros – hoje em 2%, constituindo um dos valores mais baixos da história – fez com os financiamentos ficassem mais baratos e, ao mesmo tempo a oferta de crédito crescesse e gerasse uma competição entre os bancos, que favorece o consumidor.
A diretora da JVF Empreendimentos, Juliana Oliveira, destaca que o momento é oportuno para quem quer comprar um imóvel para morar e também como investimento.
“Temos hoje no país uma queda na taxa de juros que a levou a um patamar histórico, ao mesmo tempo em que há uma maior oferta de crédito. Então, isso se traduz em mais oportunidades para quem deseja financiar, que terá mais possibilidades de escolha e juros menores”, reitera.
Att,
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