Lula lidera para 2026, mas Bolsonaro ainda desafia, aponta pesquisa

Sumário

Sumário

Uma nova pesquisa nacional do Datafolha, realizada entre os dias 1º e 3 de abril de 2025, traz um panorama detalhado sobre o cenário eleitoral brasileiro a um ano e meio das eleições presidenciais. O estudo ouviu 3.054 brasileiros em 172 municípios e aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa em todos os cenários testados, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

No entanto, seu desempenho varia conforme os adversários simulados. No cenário em que enfrenta Jair Bolsonaro (PL), Lula aparece com 36% das intenções de voto, contra 30% do ex-presidente — que está inelegível.

Caso haja segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 49% contra 40%. A diferença é ainda maior em disputas contra Michelle Bolsonaro (50% a 38%) e Eduardo Bolsonaro (51% a 34%).

Sem Bolsonaro na disputa, os eleitores se dispersam. Quando Tarcísio de Freitas (Republicanos) entra como alternativa, Lula mantém a liderança com 35%, seguido por Tarcísio (15%) e Ciro Gomes (11%).

A pesquisa também testou cenários com Fernando Haddad como candidato do PT, caso Lula não dispute. Haddad alcança de 15% a 17%, e empata tecnicamente com Ciro Gomes e Tarcísio em alguns cenários.

Outro ponto de destaque é a rejeição. Jair Bolsonaro lidera com 44%, seguido por Lula, com 42%. Michelle Bolsonaro e Pablo Marçal têm 27% cada, enquanto Fernando Haddad aparece com 22%. A pesquisa confirma o cenário polarizado que o Brasil deve enfrentar nas eleições de 2026.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.