Durante agenda em Ilhéus neste sábado (6), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu dois importantes pedidos da população: a construção de um viaduto para acesso ao bairro Teotônio Vilela — o mais populoso e com o maior colégio eleitoral do município — e a recuperação da BA-120, estrada que liga o Distrito de Banco Central à BR-101, rota essencial para o escoamento da produção agrícola e para o deslocamento de centenas de famílias da zona rural.
O pedido por um viaduto no Teotônio Vilela surge do intenso fluxo de veículos no cruzamento entre a BR-415, rodovia federal que interliga Ilhéus e Itabuna e o bairro. Por ser uma BR, a responsabilidade é do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão federal. A comunidade reivindica uma obra que garanta segurança na travessia, especialmente pela quantidade de acidentes registrados no local.
Ao ser questionado, o governador afirmou que o pleito será respondido e que buscará viabilizar a obra em parceria com o Governo Federal.
“Teve aqui um movimento em torno de um viaduto no Vilela, vai ter resposta. Com uma condição, viu? É federal, é DNIT. Nós vamos juntos. O que a gente puder fazer com recurso do Estado, faremos. O que não puder, a gente vai encontrar”, disse.
Jerônimo acrescentou que, se necessário, o Estado ajudará a complementar o investimento.
“Se precisar da gente para concluir projeto, botar recurso, a gente divide a conta para evitar mortes na estrada”, reforçou.
Banco Central protocola pedido para recuperação da BA-120
Também durante a passagem do governador, a Associação de Desenvolvimento Rural e Comunitário do Distrito de Banco Central entregou um ofício solicitando a recuperação urgente da BA-120, principal ligação entre a comunidade e a BR-101, no trecho que vai do Posto Santo Antônio até a sede do distrito.
O documento destaca que a região é um dos maiores polos de produção de cacau de Ilhéus, reunindo pequenos, médios e grandes produtores, além de assentamentos da Agricultura Familiar que dependem diretamente da estrada para transportar a safra, acessar serviços e manter atividades econômicas e sociais básicas.
Jerônimo afirmou que recebeu o pedido e que levará a demanda para avaliação técnica do Estado.
Segundo o governador, trata-se de uma estrada importante, com conexão na direção ao município de Gongogi, e o pleito será analisado para que o governo possa apresentar uma resposta “assim que houver parecer técnico”.
Estradas, produção e desenvolvimento rural
A BA-120 é considerada estratégica para a mobilidade rural do município. Ilhéus possui mais de mil quilômetros de estradas vicinais, e o estado precário dessas vias afeta diretamente a agricultura, o turismo rural e a circulação de bens e serviços.
Por isso, a recuperação da BA-120 aparece na pauta como uma reivindicação central para fortalecer a economia local e garantir dignidade às famílias que vivem e produzem no distrito.
*Por Anna Karenina MTB-BA 4085, com exclusividade para a Folha da Praia.