Evento sobre igualdade racial em Ilhéus já tem data e comissão definida

Sumário

Não foram encontrados cabeçalhos.

Sumário

Não foram encontrados cabeçalhos.

Evento será realizado em julho e reunirá representantes de comunidades tradicionais, movimentos sociais e poder público

Ilhéus avança na organização da Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, prevista para os dias 11 e 12 de julho. Uma reunião realizada no último dia 17, na sede da Prefeitura, definiu os nomes que irão compor a comissão organizadora do evento, que terá como foco principal o debate sobre políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à valorização da diversidade étnico-racial no município.

Participaram do encontro representantes de entidades civis, lideranças de comunidades tradicionais e membros do poder público. A comissão formada será responsável por planejar e conduzir a conferência, que contará com palestras, rodas de conversa, espaços de formação e atividades culturais.

Entre os nomes confirmados estão representantes de diversas organizações: Sheila dos Santos Carvalho (UNEGRO), Rodrigo da Silva Marques (Quilombo Alto Terra Nova), Rosilene Souza de Jesus (Tupinambá de Olivença – Acuípe de Baixo), Moacir Pinho de Jesus (MNU), Maira Aquino (Ilê Axé Odé Omi Ewá), Gilmar Marques/Taata Ykatamba (RENAFRO), Ceiça Peixoto (EFAN), Carlos Alberto Araújo dos Santos (OPAXORÔ/MCPTI/UNEGRO), Janete Lainha Coelho – Mestra Lainha (Ilê Axé Ballomi, CASAR), e Maria Conceição Peixoto Leitão de Jesus (EFAN).

Pelo poder público, integram a comissão a vice-prefeita Wanessa Gedeon, também secretária de Políticas para as Mulheres; a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Sayonara Machado; o chefe de setor de Promoção da Igualdade Racial e Políticas Indígenas da SPSCP, Rafael de Jesus; além de Paulo Magalhães (UFSB e Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia) e Janaina Luanda dos Santos Silva (OAB Ilhéus).

A conferência será um espaço aberto ao público e pretende reunir vozes diversas para construir, de forma coletiva, propostas que fortaleçam as ações de combate à desigualdade racial em Ilhéus.

Assuntos abordados no último mês