Ilhéus estreia no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável com projetos voltados à sustentabilidade

Sumário

Sumário

Ilhéus conquistou, pela primeira vez, espaço no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”. O reconhecimento, divulgado nesta sexta-feira (31), destaca boas práticas de turismo sustentável e inclusivo em todo o país.

Entre as 210 iniciativas aprovadas, três são de Ilhéus: “Água pela Lagoa”, desenvolvida pela Lagoa Encantada Cidadania e Turismo Sustentável (Lects); a “Trilha da Aldeia Taba Jairy”, conduzida pelo povo Tupinambá de Olivença; e a “Estrada do Chocolate”, inserida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). As ações reforçam o compromisso do município com a preservação ambiental, o turismo de base comunitária e a valorização das tradições locais.

A presidente da AGCPTI, Alessandra Utida, celebrou o resultado. “Muito feliz pelo trabalho de formiguinha que fazemos. Eu e Ingrid incentivamos e orientamos o Adriano da Aldeia Taba Jairy. E com a Lects, eu e Nicolas demonstramos o cuidado com o lugar que escolhemos, a Lagoa Encantada. É gratificante ver essas iniciativas dando certo”, destacou.

Além de Ilhéus, o novo mapa contempla iniciativas em Itabuna, Una, Porto Seguro e Andaraí, nas categorias Turismo Sustentável, Etnoturismo e Diversidade e Inclusão. Ao todo, o levantamento recebeu 470 inscrições, reconhecendo experiências que promovem a gestão responsável dos destinos turísticos e a participação ativa das comunidades locais.

O Mapa Brasileiro do Turismo Responsável está disponível em mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br, com atualização prevista até 30 de novembro de 2025.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.