Ilhéus conquistou, pela primeira vez, espaço no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”. O reconhecimento, divulgado nesta sexta-feira (31), destaca boas práticas de turismo sustentável e inclusivo em todo o país.
Entre as 210 iniciativas aprovadas, três são de Ilhéus: “Água pela Lagoa”, desenvolvida pela Lagoa Encantada Cidadania e Turismo Sustentável (Lects); a “Trilha da Aldeia Taba Jairy”, conduzida pelo povo Tupinambá de Olivença; e a “Estrada do Chocolate”, inserida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). As ações reforçam o compromisso do município com a preservação ambiental, o turismo de base comunitária e a valorização das tradições locais.
A presidente da AGCPTI, Alessandra Utida, celebrou o resultado. “Muito feliz pelo trabalho de formiguinha que fazemos. Eu e Ingrid incentivamos e orientamos o Adriano da Aldeia Taba Jairy. E com a Lects, eu e Nicolas demonstramos o cuidado com o lugar que escolhemos, a Lagoa Encantada. É gratificante ver essas iniciativas dando certo”, destacou.
Além de Ilhéus, o novo mapa contempla iniciativas em Itabuna, Una, Porto Seguro e Andaraí, nas categorias Turismo Sustentável, Etnoturismo e Diversidade e Inclusão. Ao todo, o levantamento recebeu 470 inscrições, reconhecendo experiências que promovem a gestão responsável dos destinos turísticos e a participação ativa das comunidades locais.
O Mapa Brasileiro do Turismo Responsável está disponível em mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br, com atualização prevista até 30 de novembro de 2025.