Governo lança Operação Verão 2025/2026 e inclui Ilhéus como cidade prioritária

Reforço policial, aumento de rondas e ações específicas para o desembarque de 18 transatlânticos marcam a estratégia anunciada pelo Comando do Policiamento da Região Sul; Ilhéus terá atenção especial em áreas turísticas, orla e porto.

O governo baiano lançou hoje (26), em Salvador, a Operação Verão 2025/2026 da Segurança Pública, que será executada em todo o estado durante a alta estação. Para a região litorânea, o plano prevê reforço do efetivo policial, ampliação das rondas motorizadas e a pé, além de ações de patrulhamento em áreas turísticas e pontos de grande circulação de pessoas. As informações foram confirmadas pelo Comando do Policiamento da Região Sul (CPR-S). Ilhéus, por sua relevância estratégica no período, também será contemplada pela Operação Navio.

“Em Ilhéus, a prioridade será o centro histórico, as zonas Sul e Norte, em especial as praias e áreas de hospedagem, a orla marítima e os principais corredores turísticos”, destacou, com exclusividade para a redação da Folha da Praia, o comandante do CPR-S, coronel Ferreira Lopes.

Entre novembro de 2025 e março de 2026, a previsão é que cerca de 50 mil turistas desembarquem em Ilhéus a bordo de 18 transatlânticos. A Operação Navio, voltada especificamente para a temporada de cruzeiros, contará com reforço no policiamento do porto e nas áreas de desembarque, com apoio de unidades especializadas, como o Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna e a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna.

No âmbito estadual, o governo anunciou que a Operação Verão 2025/2026 mobiliza mais de 11 mil profissionais das forças de segurança, alcançando 111 municípios, incluindo Salvador, Porto Seguro, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna, Valença, Vera Cruz e Cairu (Morro de São Paulo). A operação, que segue até abril de 2026, contará com 9,5 mil policiais militares, 1.095 bombeiros, 338 policiais civis e equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que atuarão em regime de serviço extraordinário.

Com o aumento previsto do fluxo turístico e o reforço operacional anunciado, Ilhéus se consolida como um dos principais destinos com atenção estratégica redobrada na alta temporada, reunindo ações por terra, orla e área portuária para garantir segurança a moradores e visitantes.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.