Na abertura do 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau nesta quarta-feira, 18, em Ilhéus, representantes de mais de 40 marcas de chocolate e derivados de cacau todo o Brasil iniciaram a exposição dos seus produtos com o objetivo de fazer grandes negócios. Na programação, que vai até domingo, 22, no Centro de Convenções, estão previstas a realização de palestras, oficinas e rodadas de negociações com o apoio do Sebrae.
O evento atrai o público de consumidores e fornecedores de todo o país, como é o caso de uma das sócias da Nayah Sabores da Amazônia, Luciana Ferreira Centeno. A empresa é de Belém – Pará e produz chocolate de origem a partir da amêndoa de cacau e do próprio cupuaçu. Segundo Luciana, o diferencial do evento está na “oportunidade de conhecer novos parceiros, contatos com fornecedores de equipamentos e matérias primas, bem como novos clientes”.
O Festival contempla ainda a participação de produtores de cacau e chocolate da região, como é o caso de Gerson Marques da Fazenda Irerê, que produz o chocolate chamado Tree To Bar, feito a partir do cacau colhido na própria fazenda. “A parceria que nós da Associação de Produtores de Chocolate do Sul da Bahia – Chocosul, temos com o Sebrae, nos ofereceu uma oportunidade de contato com o público de fora”.
Participando pela segunda vez do evento internacional, Pedro Caetano Magalhães Neto da Var Chocolates, de Ibirataia – Bahia, destacou que o seu projeto já dura 15 anos. “Começamos com a agregação de valor na amêndoa, fazendo cacau fino, exportando, ganhando alguns prêmios e resultou na produção de chocolate há mais de 2 anos”, relatou o gestor da marca, que também busca ampliar oportunidades de negócio.
Programação
Com o apoio do Sebrae, produtores de chocolate e de cacau da região participarão de uma rodada de negócios, nesta quinta-feira, 19, das 13h às 22h, com comerciais exportadores visando apresentar seus produtos/serviços e trocar experiências. A iniciativa é fruto da 1ª Ação de Exportação Ilhéus – BA, que será promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
“A ideia é fazer com que empresas âncoras, potenciais compradoras dos produtos de chocolates locais, possam estar presentes para fazer essa rodada de negociação”, declarou a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, destacando que a rodada de negócios vai potencializar a participação dos produtores que são atendidos com os projetos da instituição.
Por Viviane Cabral – Agência Sebrae
Fotos: Renata Smith
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