O sétimo encontro do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS) promoveu o diálogo entre governo e sociedade sobre os setores de infraestrutura e defesa civil, na quarta-feira (21), no plenário da Câmara de Vereadores. O secretário da pasta, Átila Dócio, e sua equipe, além do coordenador de Defesa Civil, Joandre Neres, apresentaram as quatro metas e os 11 indicadores escolhidos para serem atualizados, disponibilizados e monitorados ao longo desta gestão. O encontro reuniu líderes comunitários, servidores, especialistas e pessoas interessadas nos temas.

Entre as metas apresentadas pela Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), estão o aumento de ruas pavimentadas, calçamentos restaurados e prédios públicos revitalizados. O órgão também planeja criar novas rotas para bicicletas e corredores de ônibus e intensificar as medidas para reduzir os prejuízos causados por chuvas.

O secretário Átila Dócio destacou a estrutura e atividades da Diretoria de Obras e relacionou os convênios celebrados pelo Município com os Governos Estadual e Federal. Também destacou o empenho do prefeito Mário Alexandre para retomar obras que estavam paralisadas por falta da prestação de contas em gestões anteriores, além de outras que são resultados de convênios firmados pela atual gestão, a exemplo dos serviços de pavimentação, recapeamento e sinalização de vias públicas conveniados com a Conder, órgão do Governo do Estado.

Ações – Obras de construção, ampliação e reforma das unidades de saúde e das escolas municipais são executadas sob a supervisão da Seintra. Está em estudo a criação de mais quatro indicadores, que tratam de questões específicas do órgão, como por exemplo drenagem pluvial, pavimentação de vias urbanas, construção de escolas municipais e construção de unidades de saúde.

O espaço aberto ao público contou com a participação de diversos setores da sociedade, que questionaram sobre situações pontuais de competência dos órgãos e unidades, além de sugerir a criação de indicadores sobre aspectos da mobilidade urbana no município e o alcance das metas de captação de recursos pela defesa civil. Houve também proposições para melhoria da mobilização da sociedade civil para participação dos encontros.

A agenda do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável continua no próximo dia 5 de dezembro, quando serão apresentadas as metas do PPA e os indicadores selecionados pela Controladoria Geral (CGM) e Procuradoria Geral do Município (Proger). Os encontros, iniciados em julho último, fazem parte da campanha do plano de metas participativo, proposto pela CGM.

Segundo o responsável pela CGM, Alex Souza, nos próximos dias será publicada uma convocação para que os poderes Executivo e Legislativo, os Conselhos de Políticas Públicas e as Organizações da Sociedade Civil do Município de Ilhéus indiquem seus representantes para compor o Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS), que desempenhará atividades de monitoramento e avaliação do plano de metas nos anos de 2019 e 2020.

Fonte: Secom

Deixe um comentário