Desde o início da operação dos patinetes elétricos em Ilhéus, registros de vandalismo e uso inadequado dos equipamentos têm ganhado repercussão nas redes sociais e gerado questionamentos por parte da população. Diante das ocorrências, a Folha da Praia entrou em contato com a JET, empresa responsável pelo serviço, para obter um posicionamento sobre o assunto.
Em resposta exclusiva, o assessor da JET, Lincoln Silva, encaminhou uma nota esclarecendo a postura da empresa e as medidas adotadas diante das situações registradas.
Segundo a JET, a empresa repudia qualquer ato de vandalismo e ressalta que os episódios são pontuais, não representando o comportamento da maioria da população ilheense que acolheram o novo modal na cidade.
De acordo com a nota, a JET atua para identificar os autores das ocorrências, com o objetivo de realizar o banimento das contas envolvidas em práticas irregulares.
A empresa também destacou o trabalho educativo realizado no município. “Vale ressaltar que contamos com instrutores se revezando às tardes e aos fins de semana em principais locais da cidade a fim de tirar dúvidas da população sobre as regras de trânsito, também disponíveis no aplicativo”, afirmou.
No posicionamento enviado à Folha da Praia, a JET reforçou ainda as principais normas de utilização dos patinetes elétricos, ressaltando que os equipamentos são projetados para o uso de apenas um adulto. Entre as regras, estão a proibição do uso por menores de idade, a condução em dupla, com assentos improvisados, como transporte de carga ou com apenas uma das mãos no guidão.
Outro ponto destacado é o uso correto dos locais de retirada e devolução dos patinetes. Conforme a empresa, os usuários devem respeitar os pontos sinalizados no aplicativo com o ícone “P”, geralmente localizados em calçadas mais largas ou praças indicadas no mapa da área de uso. “Não se pode abandonar o veículo em meio de ruas e calçadas, em frente a vagas de estacionamento de automóveis, motos ou em rampas de acessibilidade, dificultando o trânsito de pedestres e demais veículos”, reforçou a JET.
*imagem retirada da internet.

