Documentário aborda a presença feminina no rádio regional e marca trabalho inédito na Uesc

A presença das mulheres no meio radiofônico do sul da Bahia é o foco do documentário 220 Hz FM, trabalho de conclusão de curso de Auany dos Santos Borges, estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Com temática inédita na região, a produção investiga as desigualdades de gênero no rádio a partir do aprofundamento da chegada do rádio na região Sul da Bahia em contraste com a trajetória de cinco mulheres que atuam profissionalmente no eixo Ilhéus-Itabuna.

“A motivação surgiu da minha vivência enquanto mulher em formação na área da comunicação e da percepção da baixa presença feminina no rádio regional. Ao observar como esse meio ainda é marcado por vozes masculinas, senti a necessidade de compreender essas desigualdades a partir das experiências de mulheres que atuam no rádio, dando visibilidade para essas trajetórias”, afirma Auany.

Segundo a estudante, o resultado final superou as expectativas. “Desde o início, eu sabia que se tratava de uma temática delicada e sensível, mas o documentário foi além do que eu imaginava. A potência das narrativas construídas trouxe uma profundidade inesperada ao trabalho, que se consolidou como um produto acadêmico e um material capaz de provocar reflexões sobre as desigualdades de gênero no meio radiofônico.”

O processo de produção também trouxe aprendizados pessoais e profissionais. “O documentário me ensinou, sobretudo, sobre escuta. Aprendi que contar histórias exige sensibilidade, responsabilidade e abertura para o outro. Foi um processo que ampliou meu olhar como comunicadora e como mulher”, relata.

O documentário 220 Hz FM reúne os depoimentos da professora e pesquisadora na área de rádio Eliana Albuquerque; da comentarista esportiva Lavínia Sizínio; da repórter July Neves; da jornalista Lívia Carvalho; e da locutora Suzzy Luz. A obra evidencia desafios, resistências e conquistas dessas profissionais em um ambiente historicamente dominado por vozes masculinas, contribuindo para ampliar o debate sobre gênero e comunicação na região.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.