Dançar é viver: o trabalho inspirador de Alex Santey com a terceira idade

Há uma década se dedicando à dança, o empresário e professor Alex Santey encontrou no público da terceira idade uma verdadeira fonte de inspiração. À frente de seu Studio de dança que oferece aulas de ritmos, forró, dança de salão e turmas especialmente voltadas para a terceira idade, ele construiu um espaço acolhedor e inclusivo, onde o movimento ganha novos significados. “A energia e o carinho do público da terceira idade é único. É uma troca que me faz muito bem e me traz uma memória afetiva com minha vó que já se foi”, revela.

Estudos científicos comprovam o que se vê de forma clara nas aulas de Alex: dançar melhora a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e até a função cognitiva. Para os idosos, isso significa mais autonomia e qualidade de vida. “Tem a saúde da alma e da mente.  A alegria, a autoestima, a socialização. É nítido como eles se sentem vivos”, afirma o professor.

As aulas são cuidadosamente adaptadas para respeitar os limites e as possibilidades de cada aluno. “Sempre me preocupo para que todos consigam executar os passos, para que se percebam capazes de dançar também. A dança tem que ser democrática”, defende.

A trilha sonora das aulas é escolhida cuidadosamente. Alex busca músicas com letras positivas, que respeitem o público e tragam novas descobertas. “Gosto de pesquisar músicas que as alunas não conhecem, para que seja algo diferente e único”, conta ele.

Para aqueles que ainda sentem receio de começar, o professor deixa um convite cheio de entusiasmo: “A dança é pra todo mundo e todo mundo é pra dança. O objetivo é se divertir, ser feliz. Todos somos capazes de dançar — e quem dança é muito mais feliz!”

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.