Trabalhando o tema principal “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, 186 pessoas participaram da X Conferência do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), realizada na segunda-feira (17), em Ilhéus. Com objetivo de discutir novas políticas públicas para as crianças e adolescentes, 26 propostas foram aprovadas e serão encaminhadas para o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA), com sede em Salvador.

X Conferência do CMDCA em Ilhéus  - Secom

Abrindo os trabalhos, foi realizada a apresentação cultural da Ong Nova Vida e formação de mesa. Em seguida, a conferência foi dividida em cinco eixos para debater os temas Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Participaram da X Conferência do Conselho Municipal da Criança e Adolescente do (CMDCA), ongs, sociedade civil, estudantes, professores, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros e crianças e adolescentes das instituições e escolas municipais. O secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, esteve presente e destacou a importância de discutir novas políticas públicas para as crianças e adolescentes. “Este é um momento de mobilização dos integrantes de toda rede suas, dos conselhos, instituições e sociedade civil organizada. É um momento de debate e reflexão, levar novas propostas e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes”.

A programação incluiu apresentação cultural do “Bumba Meu Boi”, com os adolescentes do colégio do distrito de Sambaituba, e palestra com a assistente social, Fátima Inês, trabalhando o tema principal da X Conferência do CMDCA. Também foi realizada plenária para apresentação e aprovação das propostas. No eixo um, saiu três propostas; no dois, oito propostas; no eixo três, cinco propostas; já no quatro, quatro propostas e no eixo cinco, seis propostas.    As propostas serão encaminhadas para o CECA, em Salvador, e, se aprovadas, para a conferência nacional.

Fonte: Secom

Deixe um comentário