Avaliação da Capes aponta crescimento da pós-graduação da UESC

Foto: Carlos Seara

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) apresentou um desempenho positivo na Avaliação Quadrienal da Capes, que analisou os programas de pós-graduação entre os anos de 2021 e 2024.

O resultado aponta avanço na maioria dos cursos avaliados: sete programas aumentaram suas notas, dois tiveram redução e os demais mantiveram os conceitos anteriores.

Com 30 cursos de pós-graduação em funcionamento, a UESC teve três programas elevados do conceito 4 para 5, considerado nível de excelência na área: Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, Ensino de Ciências e Matemática e Linguagens e Representações. Outros quatro cursos avançaram do conceito 3 para 4: Ciência da Saúde, Enfermagem, Química e Sistemas Aquáticos Tropicais.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernanda Gaiotto, o desempenho reflete a evolução institucional da universidade, especialmente na formação de mestres e doutores, na produção científica e na contribuição acadêmica e social. Segundo ela, o resultado é fruto do trabalho conjunto de professores, estudantes, técnicos e egressos.

O reitor Alessandro Fernandes avalia o desempenho como estratégico para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na Uesc, destacando a maturidade dos programas e a importância da continuidade dos investimentos. Já o vice-reitor Maurício Moreau ressalta que o resultado confirma o avanço da universidade, mas também impõe novos desafios, como consolidar os programas em crescimento e buscar a elevação dos conceitos daqueles que ainda não avançaram.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.