Equipes da Prefeitura de Ilhéus e da Caixa Econômica Federal realizaram, nesta semana, um levantamento técnico em 14 encostas do município que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As áreas estão localizadas em diferentes bairros e comunidades, todas classificadas como de risco.
Entre os pontos vistoriados estão ruas do Alto do Coqueiro (Veloso de Baixo, Veloso do Meio, Rua da Floresta e Rua São Matheus), Alto da Legião, Rua São José (Alto do Amparo), Travessas Santa Inês (1ª e 2ª), Alto do Cano, Rua Alto do Aureliano (Esperança), Rua João XXIII, Avenida Palmares (Basílio), Alto do Socorro (trecho 2) e Alto Bela Vista (Banco da Vitória).
A vistoria faz parte da etapa de preparação para obras de contenção e revitalização previstas no PAC. Durante a visita, técnicos avaliaram as condições de cada local, reuniram informações e identificaram prioridades. Com base nesse diagnóstico, a Prefeitura deve avançar para o processo de licitação que permitirá o início das intervenções.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, os trabalhos têm como foco a prevenção de deslizamentos e o aumento da segurança em períodos de fortes chuvas, além de contribuir para a melhoria da infraestrutura urbana.
As obras de contenção são consideradas fundamentais para proteger as comunidades que vivem próximas às encostas e reduzir riscos em áreas historicamente vulneráveis de Ilhéus.