Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, Adélia Pinheiro foi homenageada nesta terça-feira (29) durante a comemoração dos 100 anos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizada em Salvador. A data marca o centenário da instituição, celebrada com a presença de autoridades, servidores e gestores que fizeram e fazem parte dessa história.
O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da atual secretária da Saúde, Roberta Santana, da presidenta da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos, e de diversas lideranças.
Primeira mulher a assumir o comando da Secretaria da Saúde da Bahia, em 2021, Adélia Pinheiro destacou a força simbólica desse marco. “Quando olho para trás e me vejo como a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária de Saúde da Bahia, sinto o valor da responsabilidade histórica. Abrir caminhos é sempre desafiador, mas também é profundamente transformador”, afirmou.
Com uma trajetória que atravessa diferentes papéis dentro da rede estadual, como médica, gestora, sanitarista, formadora de profissionais e até mesmo paciente, Adélia ressaltou que sua vivência representa o conjunto de muitos caminhos trilhados dentro do Sistema Único de Saúde. “Sou o conjunto desses vários lugares”, afirmou.
Durante seu discurso, Adélia fez questão de reconhecer os avanços da Bahia na área da saúde pública. “Estamos aqui para honrar essa trajetória coletiva, marcada por conquistas que transformaram a saúde no nosso estado”, pontuou.
Adélia também celebrou o fato de ter sido sucedida por outra mulher na gestão da pasta. “Trago a responsabilidade de inspirar outras pessoas e o carinho de ter sido sucedida pela secretária Roberta Santana, que tem atuado com foco no cuidado com as pessoas em cada canto dessa Bahia”, disse.
Encerrando sua fala, Adélia deixou um recado em defesa do SUS: “A saúde é um direito. E defendê-la é, acima de tudo, um ato de amor e de coragem! Venham mais 100 anos de cuidado, SUS e muita saúde!”