É na brincadeira que a criança se revela, se explica, se inventa, segundo a educadora Ana Melo, gestora do Colégio Vitória, em Ilhéus, que faz uma homenagem aos pequenos no mês em que se comemora o seu dia.
“Gosto de observar as crianças e sua movimentação — na escola, nas praças, nos espaços livres da vida — eu sempre me encanto com a importância do brincar, que é uma forma de existir inteira, de experimentar o mundo com o corpo, com a imaginação e com a emoção”, destaca.
Citando Vygotsky, Ana Melo afirma que, no ato de brincar, a criança alcança o seu mais alto nível de desenvolvimento, porque nesse espaço simbólico ela vive o que ainda está aprendendo a ser e exercita o que já é. “Como educadora sinto que o brincar é o que mantém viva a essência humana. É ali que o ser se conecta com a sua natureza brincante, com o que há de mais genuíno, curioso e saudável em nós. O brincar é um jeito bonito de aprender e de ser no mundo”, completa.
Educação Infantil
As atuais metodologias de aprendizagem reconhecem a criança como protagonista do próprio processo educativo, valorizando a curiosidade e a interação social como meios do conhecimento. A Educação Infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve assegurar experiências que promovam o brincar, o conviver, o participar, o explorar, o expressar e o conhecer-se, respeitando o ritmo e as potencialidades de cada criança.
Neste contexto, a escola torna-se um espaço vivo de experimentação e o papel do educador é o de mediador e observador que propõe desafios e cria ambientes que estimulam a descoberta, o diálogo e a construção coletiva de saberes, essenciais para o desenvolvimento integral.