A médica e professora Adélia Pinheiro participou, nesta quinta-feira (15), da Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. Após a caminhada de oito quilômetros da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, revelou os sentimentos e reflexões que a acompanharam ao longo do cortejo:
-Eu digo a vocês da minha fé, da minha esperança e da minha confiança de que construímos juntos uma Bahia e um Brasil mais democráticos e mais justos. E foi isso que eu pedi ao Senhor do Bonfim, que cuide das crianças, das mulheres, que cuide do nosso povo. E que possamos prosperar como sociedade.
TRAJETÓRIA E FUTURO
Com uma vida dedicada ao serviço público, Adélia foi professora e reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Após sete anos à frente da Reitoria da Uesc, em 2019, aceitou convite do então governador Rui Costa, atual ministro da Casa Civil, para comandar a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.
Ainda no segundo mandato de Rui, em fevereiro de 2022, assumiu a Secretaria da Saúde do Estado. Com a eleição do governador Jerônimo Rodrigues, passou a chefiar a Secretaria Estadual da Educação. No início de 2024, convidada a se filiar ao PT, ingressou na política partidária.
Naquele ano, candidatou-se a prefeita de Ilhéus e obteve 38.928 votos, ficando em segundo lugar na disputa. O resultado de sua primeira eleição fora da Uesc a posicionou como um dos principais nomes do processo de renovação do PT na Bahia.
Novamente convidada pelo Partido dos Trabalhadores, Adélia Pinheiro é pré-candidata a deputado federal. “Com muita honra, iniciamos o ano com a tarefa de construirmos e defendermos, no diálogo com toda a sociedade, uma plataforma política que represente o povo baiano no Congresso Nacional, sobretudo a população do sul da Bahia”, afirmou.

