A escritora itabunense Thaíse Santana apresenta nesta quarta-feira (14), às 18h30, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, o projeto Poéticas Negras e Afetividades, que propõe uma celebração do amor a partir da poesia negra contemporânea.
O projeto nasceu a partir de uma observação da própria autora sobre sua produção literária. Ao revisitar seus livros já publicados, Thaíse percebeu a recorrência do tema do amor em diferentes dimensões. “Eu notei muitos poemas falando sobre o amor, o amor carnal, o amor familiar. Pensei esse projeto a partir desses textos e dessa decisão de trilhar novos caminhos na escrita literária”, explica.
Segundo a escritora, a ideia é proporcionar uma experiência sensorial e afetiva. “O público vai ter contato com a poesia negra contemporânea, com a poesia feminina, com a poesia baiana, a partir de várias linguagens. Trago a poesia, a música e a performance. É um momento de deleite, de dar arte e, através da arte, celebrar o amor negro”, afirma.
Na quinta-feira (15), o projeto segue para Ilhéus, onde será apresentado às 18h30 no Colégio de Tempo Integral Arléo Barbosa. A escolha por levar o espetáculo também para o ambiente escolar é intencional. Para Thaíse, a escola é um espaço fundamental de formação e de construção de novos imaginários. “É um lugar muito importante para pensar quem escreve e qual é o perfil de uma escritora ou de um escritor. Nossos imaginários ainda são muito limitados”, pontua.
Ela destaca ainda a importância da representatividade e do acesso à cultura. “Quando uma mulher negra ocupa esse lugar, isso pode gerar identificação. A arte tem esse poder de formação e transformação, principalmente quando chega de forma gratuita a pessoas que muitas vezes não têm acesso a esses produtos culturais”, completa.
O evento é gratuito e conta com a participação de Gabriel Nascimento, Elisa Oliveira, Igor Ramos, Hortência Rosa e Mirian Moura.
O projeto Poéticas Negras e Afetividades foi contemplado pelo Edital Circulações Literárias da Bahia 2025, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio da Diretoria das Artes e da Coordenação de Literatura.


