Neoenergia negocia renovação enquanto ilheenses enfrentam instabilidades

A Neoenergia espera concluir nas próximas semanas o processo de renovação do contrato de concessão da Coelba, responsável pela distribuição de energia na Bahia. A informação foi confirmada pelo CEO da empresa, Eduardo Capelastegui, que afirmou que o trâmite está avançado tanto no estado quanto em outras regiões onde a companhia opera, com concessões que vencem entre 2025 e 2030.

“Foi aprovado um decreto de renovação das concessões, que prevê o cumprimento de uma série de indicadores de qualidade, econômicos e financeiros. Nossas distribuidoras cumprem 100% do que está previsto”, afirmou Eduardo.

Apesar do discurso de cumprimento de indicadores, o cenário vivido pelos consumidores em Ilhéus revela uma realidade negativa. A população enfrenta quedas de energia, oscilações e interrupções prolongadas no fornecimento, situações que têm gerado prejuízos, queixas recorrentes e sensação de insegurança no serviço prestado pela distribuidora.

Mesmo diante desse histórico, Capelastegui diz acreditar que a renovação deve avançar sem entraves. Os próximos passos incluem a análise e aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, em seguida, a assinatura do novo contrato. “Falta pouco para 2025 acabar, mas é uma questão que vai se resolver”, projetou.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.