Demolição dos galpões da Codeba marca início de revitalização na área central de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus iniciou, na manhã desta sexta-feira (10), a demolição dos antigos galpões da Codeba, localizados na Avenida 2 de Julho. A medida, conduzida em conjunto por diversas secretarias municipais, tem como foco garantir a segurança pública e abrir caminho para a requalificação de uma área estratégica da cidade. A conclusão da intervenção está prevista para domingo (12).

Os imóveis apresentavam sérios riscos estruturais e vinham sendo ocupados irregularmente, funcionando como abrigo, ponto de consumo de drogas e prostituição. Além da demolição, a operação contempla limpeza, remoção de entulhos e ações de abordagem social, que vêm sendo intensificadas desde fevereiro de 2025. A iniciativa também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, fiscais de postura e agentes da Sutram, reforçando a segurança e a ordem no entorno.

Participaram da ação as secretarias de Serviços Urbanos, Ordem Pública, Promoção Social e Combate à Pobreza, Infraestrutura e Defesa Civil, Sutram, Interior e Gestão.

O prefeito Valderico Junior acompanhou o início dos trabalhos e destacou a importância da medida para o desenvolvimento urbano da cidade.

“Vamos garantir que o local volte a ser um lugar seguro, bonito e acolhedor para as pessoas. Com a demolição dos galpões, vamos revitalizar o espaço, de forma a valorizar o centro da cidade e melhorar o convívio de comerciantes e moradores”, afirmou.

De acordo com a Prefeitura, o espaço será integrado a um projeto de revitalização urbana, com o objetivo de devolver à população uma área mais funcional, segura e alinhada às recentes transformações dos espaços públicos de Ilhéus.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.