Novo Cartão SUS em Ilhéus passa a incluir CPF, mas versão antiga continua válida

Em Ilhéus, os novos Cartões SUS já estão sendo emitidos com o número do CPF, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A medida busca simplificar a identificação dos usuários, mas, por enquanto, o documento antigo permanece válido.

De acordo com a supervisora da Regulação do município, Danielle Machado, a mudança faz parte do processo de unificação do CPF como documento nacional de identificação em serviços de saúde. No entanto, como os sistemas estaduais e federais ainda não estão totalmente adaptados, o cartão continua sendo impresso com os dois números.
“O Cartão SUS não foi desativado. A novidade é para facilitar a vida do cidadão, mas muitos sistemas ainda não aceitam apenas o CPF”, explicou.

Emissão em Ilhéus
Quem precisa emitir o Cartão SUS deve procurar a Central de Regulação, localizada no prédio da Rua Prado Valadares, s/n, centro (mesmo prédio da CDL), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para moradores de aluguel, vale uma declaração emitida pelo posto de saúde do bairro confirmando a residência.

Danielle também alertou que pacientes vindos de outros municípios precisam transferir o cadastro para Ilhéus a fim de ter acesso regular a consultas e exames eletivos. Isso porque o repasse de recursos ao município é feito com base no número de usuários cadastrados.

Atendimento em todo o país
Em casos de urgência e emergência, o atendimento é garantido em qualquer unidade de saúde do Brasil, independentemente do local de emissão do cartão. “Se a pessoa estiver viajando e sofrer um acidente, será atendida normalmente utilizando o documento”, destacou a supervisora.

Assuntos abordados no último mês

Procurando por um assunto específico?

Faça aqui sua pesquisa e encontre o artigo ou publicação que procura.