Atividades como caminhar e subir escadas se tornam um desafio quando as artérias do coração ficam entupidas. Em alguns casos, os médicos optam por uma cirurgia para solucionar a questão. Na terça-feira (27), isso ocorreu pela primeira vez, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. Um paciente de 70 anos, morador de Guaratinga (extremo sul) foi submetido a um procedimento de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como ponte de safena.

Ao ressaltar o compromisso de ampliar e descentralizar os serviços de alta complexidade para o interior do Estado, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas afirmou que “o Hospital Regional Costa do Cacau já realiza mais de cento e oitenta cirurgias ortopédicas, procedimentos neurocirúrgicos e implantes de marca-passo e desfibrilador cardíaco. Agora, entra para o rol de procedimentos a revascularização do miocárdio e as trocas valvares”.

De acordo com o cardiologista e diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, “a partir de setembro, estão previstas dez cirurgias por mês, mas a capacidade instalada é de até vinte procedimentos mensais”, salienta o diretor. O secretário Vilas-Boas informou ainda que estes procedimentos serão realizados, em breve, nos municípios de Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista, dentre outras localidades.

Deixe um comentário