Gestores e funcionários da rede de serviços em Urgência e Emergência de Ilhéus participaram na manhã desta segunda-feira (1), do Seminário de Urgências e Emergências – avanços, desafios e perspectivas, promovido pela secretaria municipal de Saúde (Sesau), no auditório da Faculdade Madre Thais. Segundo os organizadores, a iniciativa visou integrar e aumentar a eficiência nas redes de urgência e emergência do município de Ilhéus.

“Vimos a necessidade de unir profissionais de todas as unidades sendo elas públicas e privadas contratadas pelo município, desde a atenção básica até os hospitais de referência, como Hospital Regional Costa do Cacau, São José e a Clinica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus (COCI), para que todos falem a mesma linguagem, buscando assim, cada vez mais atender com rapidez e excelência a população”, explicou o secretário de Saúde, Geraldo Magela.

O evento contou com uma oficina ministrada pela diretora da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Alcina Romero. “Observamos a vontade da gestão municipal em qualificar seus profissionais da área de saúde, então, viemos promover novas discussões em eventos como este, afinal, queremos uma rede de atenção às urgências qualificadas, com amplo acesso e com resolutividade nas situações de saúde da população”, salientou.   

A diretora estadual ressaltou ainda que é preciso que cada gestor esteja imbuído em oferecer o melhor, integrando seus pontos de atenção nessa rede. “Cada um fazendo o que é possível dentro do seu território, porém, integrados por um sistema de regulação, de urgências médicas, passando pela atenção básica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), PA’s 24 horas, hospitais e com suas referências estabelecidas, ou seja, suas atribuições definidas”, salientou Alcina Romero.

“Momentos de integração são necessários para que consigamos colocar a saúde municipal no nível que queremos, ofertando aos usuários do SUS, um atendimento digno. No início de 2017, encontramos a saúde pública desorganizada, mas hoje, a realidade é outra. Estamos no caminho certo”, pontuou o coordenador regional do SAMU, Cyomar Dias. Prestigiaram o evento, o diretor do Hospital Vida Memorial, Valter Júnior, o médico cardiologista André Cezário e a coordenadora da Média e Alta Complexidade, Érika de Jesus.

 Fonte: Secom

Deixe um comentário