A instalação das ciclofaixas das Avenidas ACM e Litorânea Norte, no Malhado, ganha cada dia mais adeptos e apoio da população, apesar da resistência de alguns comerciantes do local. No último sábado (23), dezenas de ciclistas participaram de um “bicicletaço” organizado pela Associação Ilheense de Ciclismo, Instituto Nossa Ilhéus e pessoas que apoiam as mudanças que a Prefeitura de Ilhéus está executando, para dotar a cidade de um moderno e arrojado projeto de mobilidade urbana.

Durante algumas horas, os ciclistas percorreram as duas ciclofaixas criadas no local, mostrando que a circulação das bicicletas é uma realidade que beneficia milhares de pessoas. “Nosso objetivo é prestigiar essa iniciativa, que era uma reivindicação antiga dos ciclistas, esportistas e pessoas que também usam a bicicleta para trabalhar e não são poucas”, diz o professor Júlio Gomes, empresário e membro do grupo Ciclo Romeiros.

Segundo o ciclista, as vias exclusivas ajudam a disciplinar melhor o trânsito. “Separa o ciclista do ônibus, do caminhão, do motorista de automóvel e é uma coisa que vai contribuir para a segurança e atuar favoravelmente na mobilidade urbana. Então precisamos consolidar essa conquista que é importante para a cidade”, enfatiza

Para Amil Gomes, membro da Associação Ilheense de Ciclistas, as ciclofaixas atendem a situações de lazer e de trabalho. “Estamos esperando há anos e só agora o prefeito Mário Alexandre está executando um novo modelo de mobilidade urbana, e isso nos deixa muito felizes”, declarou.

O empresário Marlon Silveira também apoia o projeto de mobilidade urbana que a Prefeitura está executando em Ilhéus. “A iniciativa vem enfrentando algumas resistências iniciais, mas isso representa dar voz a quem nunca teve, ao ciclista, ao pedestre e veio para melhorar a questão do transporte público da cidade com as ciclo faixas”, opina.

Fonte: Secom

Deixe um comentário