Cerca de 300 pessoas devem participar de um “bicicletaço”, neste sábado (22), nas Avenidas ACM e Litorânea Norte, no Malhado. No local, a Prefeitura de Ilhéus está executando um moderno e arrojado projeto de mobilidade urbana, com a criação de ciclofaixas, corredores exclusivos para transporte de massa e pistas de rolagem para estacionamento. A concentração está prevista para as 9 horas, na Avenida Litorânea, imediações da “sereia”.

Intitulado “Movimento ciclofaixa, sim!”, a mobilização tem o objetivo de mostrar para a sociedade a importância das faixas exclusivas para ciclistas. “Alguns comerciantes da área estão sendo classificadas as ciclofaixas como um obstáculo, mas vamos mostrar o quanto são importantes para as pessoas, o trânsito e o meio ambiente” explica o presidente da Associação Ilheense de Ciclismo (AIC), Aguinaldo Batista (Guigui).

Novo conceito – As ciclofaixas e ciclovias são uma antiga reivindicação da população de Ilhéus. Conforme ressalta o superintendente municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade, Gilson Nascimento, o projeto de reordenamento viário das duas avenidas obedece ao novo conceito de mobilidade urbana, que garante prioridade para os transportes de massa e de serviços e incentiva o uso de bicicletas.

No último dia 6 deste mês, o prefeito Mário Alexandre recebeu em seu gabinete um grupo de ciclistas, moradores e representantes de instituições favoráveis às intervenções da prefeitura no trânsito do Malhado. Estiveram presentes o vereador Juarez Barbosa, dirigentes da AIC e representantes do Instituto Nossa Ilhéus, que apoia integralmente o projeto de mobilidade urbana.


Ciclistas fazem movimento favorável às ciclofaixas do Malhado neste sábado (23)

O instituto informa em seu site (https://bit.ly/2BJNkHe) que “os benefícios do incentivo ao uso do transporte cicloviário são muitos. Além de ser um veículo não-poluente e ter baixo custo, a bicicleta também ocupa menos espaço, favorece a saúde e melhora a qualidade de vida da população”.

O texto enfatiza também os impactos sobre a economia da cidade. “Uma pesquisa realizada pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) em 2015, com o tema “Per?l de quem usa a bicicleta na cidade de São Paulo”, mostrou que cerca de um terço (29%) dos ciclistas entrevistados usa a bicicleta para ir ao comércio, com proporção maior entre ciclistas mulheres (42%). Em relação à frequência, 70% acessam o comércio uma ou duas vezes por semana e 30% acima de três vezes por semana”.

 

Fonte: Secom

Deixe um comentário