Sim, é possível viver uma experiência mística num lugar que é um dos principais locais arqueológicos da América Latina, que foi recebendo ao longo dos anos as influências dos diversos povos que lá habitaram: Chichen Itza.

Localizado na península de Yucatán, no México, Chichen Itza foi um centro cerimonial, hoje um vestígio importante da civilização maia. Desde o ano 1988 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade e desde o ano 2007 é reconhecido como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno pelo reconhecimento de milhões de votantes do mundo todo.

É importante destacar que, enquanto a Europa vivia na Idade Média, em Chichen Itza já tinham conhecimentos muito avançados de astronomia e tinham o conceito do número zero!

A famosa pirâmide conhecida como “El Castillo”, é um calendário exato, que possui o número de dias, semanas, meses e anos, que estão representados em toda a sua estrutura. Sem dúvidas, é o vestígio mais importante da cultura maia. Percorrer o lugar é, com certeza, uma experiência única, conhecendo prédios que têm surpreendentes efeitos acústicos.

Evidentemente ninguém pode perder a oportunidade de conhecer Chichen Itza, mais ainda quem vai viajar para a Riviera Maya ou Cancún! É a oportunidade de conhecer o sítio arqueológico mais famoso do México! Visitar os templos e percorrer a cidade antiga será importante para poder conhecer as diversas lendas e curiosidades da região.

Muito perto dos templos estão os cenotes sagrados dos maias, uma maravilha da natureza. Para a civilização maia, os cenotes representaram a principal fonte de água doce. Hoje em dia é possível nadar e relaxar, mas na antiguidade, para os maias, os cenotes serviam para fazer rituais de sacrifícios.

Além desses passeios durante o dia, a noite há um espetáculo de luzes fantástico, conhecido como “As noites de Kukulkán”. O espetáculo é impressionante, uma união de luzes que conta a história maia com imagens em movimento que são projetadas sobre a pirâmide.

O espetáculo fala das histórias de deuses e de humanos, e ainda relata fatos dos costumes, tradições, conhecimento do cosmos e de matemática, entre outras coisas.

Para aqueles que desejam passar férias em Cancún, por exemplo, é fácil chegar a Chichen Itza: indo de ônibus, são aproximadamente três horas e meia de viagem, porque há algumas paradas em diversas cidadezinhas durante o percurso. Indo de carro, são de duas a três horas de trajeto, dependendo do trânsito.

Muitos viajantes que escolhem Cancun para as férias, acostumam alugar um carro para se movimentarem pelas redondezas. Mas o ideal para conhecer Chichen Itza é fazer um tour guiado, pois desse jeito é possível aprender, entender e admirar tudo o relacionado com a civilização maia.

Deixe um comentário