Se quiser conhecer um lugar onde o passado se faz presente nas edificações, na paisagem e na história, você deve viajar para a Espanha e conhecer Toledo, uma região medieval onde cristãos, judeus e árabes conviviam numa cidade cercada de muralhas.
Nem todas as viagens são para ‘não fazer nada’, descansar ou ficar na praia, curtindo o sol e as ondas do mar. Há viagens que são feitas para viver experiências únicas, fantásticas, inesquecíveis. E, é claro, o destino é fundamental para isso.
A só 70 quilômetros de Madri, capital da Espanha, fica Toledo, a “cidade das três culturas”. A UNESCO a declarou Patrimônio da Humanidade porque ainda conserva a estrutura que tinha na Idade Média.
Para embarcar nessa incrível aventura, o ideal é escolher, dentre os pacotes internacionais, um que tenha Madri como destino, para poder estar perto de Toledo e tornar real a possibilidade de voltar para o passado!
Desde a capital espanhola, é possível chegar facilmente a Toledo: alugando um carro ou pegando um ônibus ou trem. Na realidade, viajar de trem é a melhor opção, mais rápida e confortável. São aproximadamente 25 minutos de viagem, saindo da estação de trens Atocha. A cada hora tem uma saída de trem, mas o ideal é embarcar cedo de manhã, para poder aproveitar bem o dia e percorrer a cidade toda, assistindo um belo pôr do sol.
Já em Toledo, o ideal é ir até a Praça Zocodover, o Centro Histórico onde há um local de Turismo. Pode-se chegar de ônibus ou a pé, num percurso de uns 15 a 20 minutos.
Uma das visitas obrigatórias é ao Museu de Santa Cruz, que no passado foi um convento. A união do passado com o presente é impressionante, além da vista panorâmica do Passeio do Miradero e o rio Tajo.
É interessante uma parada para um cafezinho: na Biblioteca de Castilla – La Mancha é possível beber um gostoso cafezinho curtindo ao mesmo tempo uma vista espetacular do alto de Toledo.
Conhecer a Catedral será um momento único, memorável! Depois de percorrer algumas ruazinhas em subidas e descidas, chega-se a Catedral, grandiosa, fabulosa, com a Capela de Reis, os quadros da Sacristia, o Coro, e uma tradição fantástica, que acontece ano após ano, nos dias 15 de agosto: é a festa da Virgen del Sagrario. Nesse dia, todo mundo pode beber dos copos e jarras que colocam lá, a água que vem do poço do Claustro. Dizem que essa água é milagrosa.
Conhecer a Igreja de Santo Tomé é ter a possibilidade de uma das mais fantásticas obras do pintor El Greco: “O enterro do Conde Orgaz”. Posteriormente, entrar no Museu Sefardí dentro da Sinagoga del Transito, para poder conhecer a tradição judia na Espanha. De lá, a Sinagoga Santa Maria La Blanca é a seguinte parada para poder admirar as filigranas e outros detalhes que levam o pensamento para um passado cheio de histórias incríveis.
Antes de voltar para Madri é necessário admirar o pôr do sol desde o Mirante Turístico. Há ônibus e taxis que levam aos turistas desde o centro da cidade para esse mirante que fica numa das serras fora da cidade. Observar a vista panorâmica de Toledo durante o pôr do sol é o corolário de uma viagem fantástica e inesquecível.
Comentários
Sem Comentários