A equipe de reportagem da Folha da Praia vem recebendo diversas reclamações em relação à empresa Rota Transportes, responsável pela linha Ilhéus-Itabuna e Salobrinho. Relatos apontam que os atrasos dos ônibus são constantes, causando transtornos e comprometendo o planejamento daqueles que dependem do serviço para chegar a compromissos essenciais, como trabalho e consultas médicas.
De acordo com os passageiros, os ônibus frequentemente chegam com atrasos significativos, acumulando passageiros, já que pessoas de diferentes horários acabam embarcando no mesmo veículo por conta da falta de regularidade nas viagens. Com o atraso, os veículos ficam lotados, e diversos passageiros são obrigados a viajar em pé.
Na rodoviária, o farmacêutico Ransmiller Nascimento expressou sua frustração com a situação:
“No dia a dia, nossa rotina já é corrida e precisamos otimizar nossos horários. Contar com um transporte público pontual é essencial para nosso planejamento, mas isso não tem acontecido. Na última vez, esperei mais de meia hora por um ônibus que sequer passou. Para não chegar atrasado ao trabalho, acabei recorrendo a um transporte por aplicativo, que custa até dez vezes mais do que a passagem.”
Quem também compartilhou sua insatisfação foi a estudante Camila Souza, que depende da linha diariamente para ir ao campus da UESC:
“É um verdadeiro desafio sair de casa sem saber se o ônibus vai passar no horário. Já cheguei atrasada várias vezes na aula e até perdi prova por causa disso. A gente se sente desrespeitada. O mínimo que esperamos é regularidade e comprometimento.”
A gestora comercial Carol Bono trabalha em Itabuna e depende diariamente da linha Ilhéus-Itabuna. Ela relatou uma série de dificuldades enfrentadas com os atrasos. Ela contou que, em um dos dias, chegou ao ponto de ônibus às 6h50, mas o coletivo só passou às 7h40. Como consequência, chegou ao trabalho quase às 9h da manhã, comprometendo sua pontualidade.
“Todo dia pego o ônibus da Rota por volta das 7h da manhã e retorno às 18h, mas o horário que ele passa é uma incógnita. Já cheguei a esperar mais de 40 minutos”, contou. No retorno, a situação se repete: “O ônibus das 18h15, por exemplo, já chegou a passar só às 18h40. Em outra ocasião, precisei esperar desde às 17h20 e o ônibus só chegou às 18h15 — quase uma hora de atraso.”
Tentamos contato com a Rota Transportes para esclarecer os motivos dos atrasos. A empresa prometeu retorno, mas até o fechamento desta matéria, não recebemos nenhuma resposta. O cenário evidencia a urgência de uma revisão na operação e na comunicação da empresa, de modo a oferecer um serviço confiável para a comunidade local.