A cidade de Ilhéus já iniciou a preparação do receptivo turístico para a temporada 2019-2020 de navios, que começa no próximo sábado (16), com a chegada do MSC Fantasia. A previsão é de que a embarcação atraque às 8h, no Porto de Malhado. O município receberá 20 escalas de transatlânticos, sendo aguardados aproximadamente 70 mil visitantes e 14 mil tripulantes, no período compreendido entre novembro de 2019 e abril de 2020, segundo informações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

O prefeito Mário Alexandre enfatiza que o turismo é um vetor econômico e movimenta toda a cadeia produtiva da cidade. “Durante a temporada de transatlânticos, pessoas do mundo inteiro terão a oportunidade de visitar um dos destinos mais lindos e procurados da Bahia. Queremos potencializar o desenvolvimento econômico, sustentável e social, atraindo investimento em diversos setores, com geração de renda e emprego para a nossa gente. Um novo ciclo de crescimento se inicia”.

Receptivo em novo local – Conforme a norma P.01.08, da Codeba, as operações de embarque e desembarque dos passageiros atendem aos regramentos do Plano de Segurança Público Portuário, com isolamento das áreas ocupadas pelas cargas gerais. O receptivo desta temporada será realizado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, que fica ao lado do Porto. De acordo com o secretário Fábio Manzi Junior (Cultura e Turismo) a normativa segue um regulamento internacional de segurança.

Ele pontua que há uma programação para recebimento de cargas no Porto, condição que impede o receptivo neste local. Manzi recorda também que o prefeito prontamente atendeu às demandas da Associação Brasileira de Fornecedores e Serviços a Navios, no que se refere ao funcionamento dos pontos turísticos nos dias de movimentação na cidade. A definição do novo local para transbordo, se deu através do alinhamento entre o Município e a Codeba, tendo em vista à viabilidade dos taxistas se dirigirem a um local mais próximo do Porto.

“Não foi retirado o direito de trabalho dos taxistas, apenas houve uma alteração do local. A normativa priorizava os ônibus de excursão, todavia, o prefeito Mário Alexandre interviu e solicitou a retirada dessa exclusividade. Um avanço obtido por meio da Prefeitura”, destacou Manzi Junior.

Operação Verão – Lançado na manhã desta terça-feira (12), pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb), o programa “Operação Verão Ilhéus Cidade Limpa”. O prefeito Mario Alexandre entregou botas, chapéus, blusas, calças, vassouras, pás, os chamados EPIs, entre outros materiais de trabalho para os servidores da limpeza pública.  A ação intensifica os serviços de limpeza das ruas e vias públicas, na preparação do receptivo turístico, mas, sobretudo para o cidadão ilheense que deve desfrutar de espaços mais agradáveis.

De janeiro a dezembro Ilhéus oferece aos visitantes passeios no Centro Histórico, tour pelas praias, fazendas de cacau e mirantes panorâmicos. Agora também é possível visitar lojas especializadas em chocolate com cacau de origem. De acordo com a Associação dos Navios, cada turista de cruzeiro gasta um valor acima de R$500 durante visita às cidades. “As agências de receptivo estão atualizando seus roteiros, a fim de oferecer aquilo que o turista procura”, lembrou o secretário Fábio Manzi.

 

navio

Deixe um comentário