O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, afirmou, hoje (30), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, que o governo pretende implementar um sistema que registre a presença e monitore o desempenho dos estudantes da rede estadual, a fim de evitar a evasão escolar.

Segundo o titular da pasta, os resultados insatisfatórios do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) se devem à evasão escolar e às taxas de reprovação, não a problemas na proficiência dos estudantes.

“Se estivéssemos olhando apenas a capacidade dos nossos estudantes em responder as questões, as provas, trabalhos, projetos, nós não estaríamos numa posição tão desfavorável. O problema é que o Ideb é composto por três indicadores e existem dois critérios que baixam a nossa nota. Um é a evasão, que é muito alta, e o outro é o indicador de reprovação. A Bahia ainda reprova muito. A gente não precisa ficar buscando culpados, se a culpa é da direção, da secretaria, do estudante. É todo um conjunto”, analisou.

Rodrigues defendeu que o Estado e os municípios operem em um “regime de colaboração” no tocante à educação e classificou como “muito ruim” o plano do governo federal para a desvinculação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), repassado aos estados e municípios.

Fonte: Metro1

Deixe um comentário