Ilhéus, 24 de janeiro de 2023 – O tradicional ‘Bumba Meu Boi do Seu Oreco’ está de volta às telenovelas. Assim como na primeira versão em 1993, o Bumba agora retorna para o remake da novela Renascer da TV Globo. As gravações ocorreram em Ilhéus (BA) e no Rio de Janeiro (RJ), onde os artistas apresentaram não apenas uma tradição rica e centenária, mas também uma história de renascimento.

Em uma iniciativa impulsionada pelos programas socioambientais da BAMIN, que apoia ações culturais e mantêm um diálogo contínuo com as comunidades próximas das regiões onde atua, o icônico ‘Bumba Meu Boi do Seu Oreco’ recebeu o apoio da empresa por meio do Programa de Valorização da Cultura (PVC), que desempenhou um papel fundamental na revitalização desse projeto cultural de grande importância para Ilhéus e para toda Bahia.

O Coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub, compartilha que um dos principais propósitos do programa é preservar e enaltecer a rica cultura imaterial das comunidades locais. “O ‘Bumba Meu Boi do Seu Oreco’ foi uma das manifestações culturais mais significativas identificadas durante o levantamento das referências e que estava adormecida por falta de apoio logístico e financeiro”.

Após o falecimento do criador do grupo Seu Oreco, em 2019, as atividades foram suspensas e a pandemia intensificou o afastamento do grupo. “Assistir a esse grupo em rede nacional novamente é uma imensa alegria para todos que participaram do processo de revitalização, desde os materiais de apresentação até os apoios administrativos”, destaca Ramon Chalhoub.

Jorge Nascimento, neto de Seu Oreco, já havia declarado sobre a importância de fazer parte do Programa de Valorização da Cultura. “Nos sentimos lisonjeados por fazermos parte deste programa de revitalização. Às vezes o desejo é grande, mas as dificuldades são maiores. O boi está vivo, sempre falo dessa forma”, comentou Jorge.

O Bumba Meu Boi, trazido por Orelino Alves Galdino, mais conhecido como Seu Oreco, teve seu início na década de 1940, quando seu fundador chegou à comunidade de Urucutuca, no município de Ilhéus e trouxe com ele a brincadeira do boi, e os personagens envolvidos nela, como a Jaraguaia. Ele levava essa manifestação cultural para todas as comunidades ligadas ao Rio Almada, sendo de grande importância para a cultura popular de Ilhéus e toda a região.

SOBRE A BAMIN

A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: o terminal de águas profundas Porto Sul, em Ilhéus, e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) , que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.

Deixe um comentário