Quatro programas de Pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) mantiveram ou aumentaram seus conceitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação de acordo com a avaliação referente ao período 2013 a 2016. Os Programas de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Ecologia, Conservação da Biodiversidade, Zoologia e Genética e Biologia, possuem a pontuação do nível 5.

Trata-se de uma avaliação do Sistema Nacional de pós-graduação, que é realizada periodicamente por consultores da Capes, com a participação da comunidade acadêmico-científica, para assegurar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país. Fundamental à manutenção dos programas, esta avaliação é realizada quatro vezes ao ano e mede a qualidade acadêmica da pós-graduação e embasa as políticas governamentais e institucionais para o crescimento qualitativo e quantitativo dos cursos.

Os cursos de pós-graduação da UESC obtiveram avanços nesta primeira etapa da avaliação, como por exemplo, os programas de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Zoologia, que saíram do conceito 4 para o conceito 5. Outros cursos mantiveram o mesmo patamar de avaliação em relação à avaliação anterior, como o curso de Genética e Biologia Molecular, nível de mestrado e doutorado, que possui conceito 5.

Um dos diferenciais desta avaliação da Capes foi a reserva de um período para análise exclusiva dos mestrados profissionais. O Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica foi avaliado com conceito 4 e os demais mestrados profissionais, vinculados à Universidade, obtiveram avaliações semelhantes aos períodos anteriores.

Avanços e desafios – A professora Adélia Pinheiro, reitora da UESC, ressaltou: “Estamos elevados com o recente resultado da avaliação quadrienal da Capes com o Programa de Genética nos dando sinais que pode chegar ao conceito 6 nas próximas avaliações. Temos o Programa de Ecologia alcançando o conceito 5 e que esperamos na próxima avaliação 6 e, ainda, Zoologia alcançando conceito 5. O bom resultado que colhemos não ocorre ao acaso: é sim o resultado do esforço e do comprometimento dos professores, técnicos, estudantes e de políticas institucionais que têm se demonstrado acertadas e capazes de nos subsidiar em todo esforço que fazemos”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, George Albuquerque, destacou que “o resultado da avaliação foi positivo para a UESC. Passamos de um programa com conceito 5, para quatro programas com esse conceito, evidenciando a melhoria da qualidade dos nossos cursos”.

Confira o resultado da Avaliação no: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8557-divulgado-o-resultado-da-1-etapa-da-avaliacao-quadrienal-2017

Deixe um comentário