Os resultados dos primeiros 100 dias à frente da administração municipal de Ilhéus, foram apresentados na tarde desta segunda-feira (24) pelo prefeito Mário Alexandre (PSD). O ato foi realizado no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, e contou com a presença da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que parabenizou o prefeito pela atuação e desejou uma gestão pautada na transparência e participação popular.

Ao iniciar o seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que o governo municipal é fruto do desejo de mudança da população ilheense que, segundo ele, estava descrente com a antiga gestão. “Uma cidade tão importante como a nossa, com inegável potencial econômico, cultural e artístico, estava com sua gente com a autoestima abalada, sem esperança. Encontramos Ilhéus com problemas estruturais que impedem o bom funcionamento da máquina pública, além de um planejamento adequado para um bom desempenho da administração”, observou.

O prefeito Mário Alexandre também pontuou as dificuldades encontradas nas áreas da educação, saúde, mobilidade urbana e nos cofres públicos. “Encontramos uma cidade altamente endividada, uma dívida escandalosa que, somente em precatórios trabalhistas, chega ao montante de R$ 152 milhões”, revelou.

Segundo o gestor – que nas últimas eleições se apresentou como uma proposta de mudança em relação ao quadro político de Ilhéus -, a triste realidade do município não abateu a sua equipe. Mário Alexandre explicou que, mesmo sem condições adequadas para governar, encarou os desafios e dificuldades e vem priorizando a execução de ações importantes.

“Retiramos centenas de toneladas de lixo da cidade, recuperamos parte de nossa frota de veículos, regularizamos o transporte escolar, reformamos e ampliamos escolas e unidades de saúde. Além disso, promovemos melhorias no trânsito e no acesso de estradas rurais, bem como questões referentes à iluminação e limpeza de vias públicas”, destacou o prefeito.

A retomada do diálogo com o servidor público e a valorização da categoria também tem sido uma das prioridades da nova administração. De acordo com Mário Alexandre, a Prefeitura Municipal de Ilhéus já nomeou diversos servidores em cargos comissionados, concedeu funções gratificadas e realizou acordo salarial com professores e demais profissionais da educação que estavam sem reajuste há cinco anos.

Temos certeza de que o diálogo com demais servidores, representados pelo Sinsep [Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus], chegará a bom tempo e pacificará a relação com o município, fator fundamental para que possamos prestar nossos serviços com tranquilidade e colaboração”, afirmou.

Na oportunidade, secretários e demais titulares do primeiro escalão apresentaram os avanços já conquistados neste período, com fotos das primeiras intervenções de suas respectivas pastas. Também estiveram presentes o vice-prefeito José Nazal; o presidente da Câmara Municipal, vereador Lukas Paiva; o presidente da OAB local, Marcos Flávio, além de vereadores, sociedade civil organizada e profissionais da imprensa regional.

 

Deixe um comentário