O setor da construção civil tem dado bons indicativos para a retomada do desenvolvimento econômico de Ilhéus. Mesmo com a crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o setor imobiliário mantém uma curva crescente de investimentos capitaneados, sobretudo pela estabilidade apresentada nos últimos três anos, em função de obras públicas executadas pelo Município, por meio da parceria com o Governo da Bahia.

O trabalho tocado pelos entes reflete o início do nova fase do segmento, com atração de investimentos na esfera privada. O prefeito Mário Alexandre associa a alta no mercado imobiliário à desburocratização da administração para instalação de novos empreendimentos na cidade e à expectativa e ao otimismo do empresariado, que vê no pacote expressivo de serviços a confiança para investir no setor.

“A gente consegue devolver a Ilhéus o potencial esquecido por muitos anos e atrair investimentos de grande valor, gerando emprego e renda para as nossas famílias e ao mesmo tempo desenvolvendo a economia da cidade. O governador Rui Costa tem sido um grande parceiro dentro desse processo de reconstrução, atendendo às demandas e aprovando projetos importantes nas áreas de infraestrutura e mobilidade. Sentimento de dever cumprido. Estou extremamente feliz, porque sei que estamos no caminho certo”, destacou o gestor.

Entrega ponte

As obras de infraestrutura viária e de esgotamento sanitário, que compreendem a entrega da primeira ponte estaiada da Bahia; colocação de asfalto em diversas vias; primeira fase da implantação da estação de tratamento de esgoto da zona sul, cuja ordem de serviço da segunda etapa já está autorizada e o andamento das obras da primeira etapa da duplicação da BA-001 são serviços que incrementam a cadeia.

Segundo informações do setor, nos próximos meses serão entregues 10 empreendimentos comerciais e residenciais, localizados ao longo da BA-001 e na região central da cidade. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a atividade criou um número considerável de empregos em 2020, com a contração de aproximadamente 750 pessoas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A instalação do Assaí Atacadista em 2019, por exemplo, gerou cerca de 400 empregos diretos e a expectativa é que o Shopping Jequitibá Ilhéus agregue mais valor à economia do município.

Deixe um comentário