A partir do chamamento “Todos os motivos levam à Ilhéus”, representantes de todos os estados brasileiros confirmaram presença no 27º Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), um dos maiores eventos de educação do Brasil, que acontece entre os dias 27 e 29 de novembro, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, em Ilhéus. O encontro deve reunir cerca de 1.500 conselheiros que debaterão sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE), a gestão democrática da Educação e o papel dos Conselhos Municipais de Educação.

Participarão do encontro representantes das instituições nacionais ligadas ao Ministério da Educação (MEC); do Conselho Nacional de Educação (CNE); da Secretaria da Educação do Estado da Bahia; do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro; além da secretaria municipal de Educação, Eliane Oliveira e do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

“A realização deste evento tem uma relevância para o município de Ilhéus e para o estado da Bahia, pois o evento de abrangência nacional colocará em pauta temas fundamentais para a garantia do direito à educação e os desafios do presente e do futuro”, afirma a presidente da UNCME, Gilvânia Nascimento. Ela destaca ainda que o encontro dará ênfase ao papel do controle social no acompanhamento das políticas educacionais, cujos temas serão tratados em palestras e mesas de debates.

Prêmio Vilmar Rosa – A presidente também disse que, este ano, haverá um momento especial durante a programação. “A cerimônia do Prêmio Nacional Vilmar Rosa de Mendonça, agraciará as melhores experiências de Conselhos do Brasil, por entender a importância de premiar a quem realmente faz a diferença. O Vilmar Rosa, durante vida, dedicou-se ao desenvolvimento do setor em parceria com gestores municipais e administração pública, além de buscar junto a entidades avanços para a educação”, explica.

A secretária de municipal de Educação, Eliane Oliveira, ressalta a importância do fórum, como um espaço de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional em cada território. “Um instrumento de articulação das políticas de educação do estado e município, servindo de interlocução através de metas e diretrizes, concepção, implementação e avaliação da política municipal educacional”, avaliou.

Durante o evento, será abordada a iniciativa global “100 Milhões por 100 Milhões contra o trabalho infantil”. O objetivo da ação é mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação e alimentação, em situação de trabalho infantil e completa insegurança. No Brasil, a campanha é coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Deixe uma resposta