Neste 19 de abril, Dia Nacional do Índio, o cacique Nani e outras lideranças indígenas Tupinambá, foram recebidos por representantes da Prefeitura, no Centro Administrativo da Conquista. O encontro serviu para debater ações de melhorias nas estradas vicinais da região habitada pela etnia. “Estamos aqui nos colocando como parceiros”, disse a índia Nicinha. Segundo representantes dos Tupinambá, que moram no entorno de Olivença e em território ilheense, 38 comunidades indígenas estão com dificuldades de deslocamento nas zonas rurais.
“Sem estradas, nossas crianças não vão às escolas; sem estradas, não podemos realizar exames na cidade, não podemos escoar nossos alimentos, principal fonte de renda do nosso povo. Para nós, a estrada é vida”, afirmou a liderança tupinambá. O vice-prefeito José Nazal, mediou o encontro, que contou ainda com a presença do secretário de Governo, Alisson Mendonça; do Diretor de Obras, José Víctor e do Superintendente de Ações Regionais, Angelito Dias.
Representantes do governo municipal explicaram a complexidade que é a geografia rural de Ilhéus. São mais de 1.200 quilômetros de estradas sem pavimentação, que necessitam de manutenção preventiva e corretiva. Também foi lembrado que neste período das chuvas, ficam inviáveis tecnicamente grandes intervenções nos ramais.
No entanto, o governo se mostrou sensível ao pleito. Na próxima terça-feira, 24, José Nazal e Angelito Dias, irão pela manhã até a Aldeia Igalha, onde uma comissão indígena os acompanhará, percorrendo trechos e mapeando distâncias que deverão passar por melhorias.
Fonte: SECOM Ilhéus
Comentários
Sem Comentários