O próprio ministro anunciou no twitter: “Em sessão virtual, assinamos mais oito contratos de terminais portuários privados. Entre eles, o do terminal de Ilhéus (BA).
O contrato de autorização foi assinado nesta terça-feira (12/05 pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em audiência virtual realizada em Brasília.
O próprio ministro anunciou no twitter: “Em sessão virtual, assinamos mais oito contratos de terminais portuários privados. Entre eles, o do terminal de Ilhéus (BA), onde desemboca a Ferrovia Oeste-Leste, e um em São Mateus (ES).Já são 31 terminais assinados no Governo Jair Bolsonaro”.
A obra do Porto Sul é considerada fundamental para a exportação do minério de ferro, proveniente da mina Pedra de Ferro, que fica no município de Caetité. Os empreendimentos devem gerar milhares de empregos diretos e indiretos na implantação, e 1.500 empregos diretos e 9 mil indiretos na operação. Comprometida com o desenvolvimento regional, a empresa tem como meta a contratação de pelo menos 60% da mão de obra local.
Para alcançar esta meta, a empresa possui um programa de qualificação profissional em parceria com o Senai, o Mina de Talentos, que tem como objetivo preparar a mão de obra local para as oportunidades de trabalho que surgirão nas regiões, tanto nas operações da BAMIN quanto em outros empreendimentos. O programa já qualificou mais de 1,3 mil trabalhadores e este ano já promoveu duas etapas em Ilhéus com 180 trabalhadores qualificados em funções que serão demandadas na construção do Porto Sul.
Sobre o Porto Sul – O Porto Sul, localizado no distrito de Aritaguá, na zona sul de Ilhéus, receberá as cargas transportadas pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) para seguir para os mercados internacionais.
Comentários
Sem Comentários