A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna inaugura no próximo dia 26 de Julho, às 16h, a ampliação dos serviços da Unidade de Radioterapia, com a chegada do Acelerador Linear da marca Elekta modelo Sinergy Platform. O equipamento de alta tecnologia, adquirido com recursos próprios e avaliado em 1,5 milhão de dólares (US$), igualará o tratamento contra o câncer oferecido hoje na instituição aos existentes nos maiores centros de saúde do país.

WhatsApp-Image-2019-07-24-at-16.30.47 (1)

Para instalação do aparelho, foi necessária uma reforma na Unidade de Radioterapia do Hospital Manoel Novaes com a construção de um bunker para abrigar o novo equipamento de tratamento radioterápico. A obra, com destinação exclusiva para instalação e operacionalização do acelerador, é fruto da doação de uma verba no valor de R$  2.316.000 (dois  milhões trezentos e dezesseis mil reais), destinada pelo 5º Tribunal Regional do Trabalho – TRT e homologada pela juíza, Eloína Machado.

WhatsApp-Image-2019-07-24-at-16.30.51-300x211

Dessa forma, a instituição vai poder oferecer tratamento com tecnologia de ponta, combinada a vasta experiência nas mais recentes técnicas de radioterapia e um corpo clínico altamente capacitado. “Em comparação ao mercado nacional, a Santa Casa está equiparada com a mesma tecnologia das grandes capitais desenvolvendo novas técnicas e modalidades de tratamento no setor de radioterapia”, esclarece Fernando Cunha, Físico Médico da unidade e Supervisor de Proteção Radiológica da Santa Casa.

WhatsApp-Image-2019-07-24-at-16.30.52-300x211

Para o provedor Eric Júnior, o novo equipamento é um divisor de águas nos serviços de radioterapia da Santa Casa. “Vamos poder oferecer aos pacientes, um tratamento mais avançado e eficaz contra o câncer”, pontua. Eric também destaca a importância do ex-provedor Renan Moreira(in memoriam), na aquisição da máquina para a instituição. “Renan acompanhou a equipe de radioterapia nesse processo desde o início e deu muito apoio. Nada mais justo que o espaço construído para abrigar o bunker leve o seu nome”, frisa.

O acelerador está habilitado para tratamentos nas modalidades convencionais, 3D Conformacional e IMRT e possui maior eficácia na localização do alvo (tumor), podendo, em alguns casos, aumentar a dose de radiação aplicada sem aumentar toxicidade. “Além do aumento da capacidade de atendimento da SCMI, a população de Itabuna e região poderá ter acesso a tratamento de qualidade com alta tecnologia sem precisar dirigir-se à capital baiana”, explica Fernando Cunha.

A compra do equipamento se deu em 2011, período em que Dr. Renan Moreira (in memoriam), era Provedor, quando a equipe de radioterapia percebeu a necessidade de dar um ‘UPGRADE’ no parque tecnológico. “Dr. Renan concordou e acreditou no projeto”, destaca Fernando Cunha, Físico Médico da unidade e Supervisor de Proteção Radiológica da Santa Casa.

Deixe um comentário