Dez pesquisas e projetos de intervenção nas áreas de mobilidade e acessibilidade urbana serão apresentados no dia 18 de setembro na Mostra de Estudos e Projetos Cidade e Movimento, que faz parte da programação da Semana da Mobilidade do Sul da Bahia. A realização da Mostra é uma iniciativa do Instituto Nossa Ilhéus (INI) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio do projeto MobCidades, e conta com o apoio do Teatro Popular de Ilhéus.

Confira o resultado.

Os trabalhos foram escolhidos entre 23 propostas inscritas em um processo seletivo aberto no dia 13 de agosto. As pesquisas e projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora formada por três arquitetos e urbanistas da região: Artur Valente, Anamaria Binazzi e Marcelo Augusto. Os avaliadores levaram em conta os critérios estabelecidos no edital de seleção, como atendimento às regras do regulamento; relevância do conteúdo para a análise e/ou solução de problemas de mobilidade e acessibilidade, e originalidade e inovação das abordagens trabalhadas.

Confira o edital da Mostra.

Foram aceitos resumos de trabalhos inscritos nas categorias pesquisa científica e projeto de intervenção, tendo como foco a análise de problemas e/ou apresentação de soluções para a melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana nas cidades de Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una ou Uruçuca. Participaram da seleção estudantes universitários, professores, arquitetos e urbanistas, engenheiros e outros profissionais da área.

Os trabalhos deverão ser apresentados em formato de banner confeccionado em material tipo lona, formato A1 (60cm x 85 cm), posição vertical, no dia 18 de setembro, às 19h, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. Na ocasião, os participantes da Semana da Mobilidade poderão conferir, analisar, tirar dúvidas  e votar nos melhores estudos e projetos. Os autores dos três trabalhos que obtiverem melhor votação apresentaram de forma oral as suas propostas durante o evento.

Para mais informações, entre em contato através do nosso e-mail: contato@nossailheus.org.br.

Sobre o MobCidades

Desde 2017, o Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (INESC). Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais, em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público destinado à área de mobilidade urbana, por meio de incidências locais e nacional. Conheça as ações do MobCidades em Ilhéus através do link: https://www.nossailheus.org.br/?s=mobcidades.

Sobre o Instituto Nossa Ilhéus

Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto Nossa Ilhéus é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, atuando com advocacy, para fortalecer o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável, por meio de três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Também busca produzir conteúdo exclusivo sobre as peculiaridades da cidade e do sul da Bahia. O INI trabalha em rede e está aberto ao engajamento da população em suas atividades. Saiba mais no site www.nossailheus.org.br, e acompanhe as redes: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e o Instagram @nossailheus.

Acompanhe as redes do Instituto Nossa Ilhéus: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e Instagram @nossailheus, e colabore para que o trabalho em prol do monitoramento social e da democracia participativa continue.

Deixe um comentário