http://www.folhadapraia.com.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=http%3A%2F%2Fwww.folhadapraia.com.br%2F&_wpnonce=821a723df1
A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Porto Seguro cede um dos seus pelotões a Ilhéus. O pelotão presta serviço importante ao município, mas, as demandas do território ilheense são muito grandes. Por isso, o prefeito Mário Alexandre (PSD) e o vice-prefeito José Nazal (Rede Sustentabilidade) querem a implantação de uma unidade da CIPPA na cidade. A articulação tem o apoio do vereador Gil Gomes (PV) e da Superintendência de Meio Ambiente.
Gil Gomes apresentou a demanda por meio de ofício encaminhado ao governo estadual. No último dia 18, a secretária particular do governador Rui Costa (PT), Elisa Pellegrini, respondeu a correspondência. No documento, Pellegrini explica que a solicitação do vereador já está na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Emílio Gusmão, em conversas com o prefeito Mário e Nazal, o governador tem sinalizado que concorda com a implantação da CIPPA em Ilhéus, enquanto a Polícia Militar estuda a viabilidade da iniciativa.
Os territórios de Ilhéus e dos municípios vizinhos têm unidades de conservação ambiental importantes. É o caso do Parque Municipal da Boa Esperança, na zona urbana ilheense, do Parque Estadual da Ponta da Tulha, no norte, e do Parque Estadual da Serra do Conduru, que se estende entre Ilhéus, Uruçuca e Itacaré.
Segundo Emílio Gusmão, esses parques estão expostos à ação das madeireiras, dos caçadores e dos invasores. Também lembrou dos manguezais que são ocupados de forma ilegal.
Comentários
Sem Comentários