Ilhéus foi selecionada para participar do programa “Periferia Sem Risco”, uma iniciativa do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), em colaboração com o Ministério das Cidades. Este estudo de impacto, realizado em apenas 19 municípios do país, visa identificar e mitigar riscos em áreas periféricas.

A apresentação do PMRR de Ilhéus contou com a presença de diversas autoridades e especialistas, incluindo Leonardo Varalho, representante do Ministério das Cidades, Heber Santana, Superintendente da Defesa Civil do Estado, Reinilson Soares, do CONCIDADE, e Marcos Lessa, do CONDEMA. O evento também teve a participação de representantes de universidades, que contribuíram com suas análises técnicas.

Bento Lima, Secretário de Gestão, representou a Prefeitura de Ilhéus e destacou a recente aprovação do Plano de Contingência de Encostas de Ilhéus pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Ele enfatizou a importância de a gestão ouvir a população para elaborar soluções definitivas que resolvam o problema das encostas, historicamente afetando as comunidades vulneráveis que vivem nos morros e altos da cidade.

O evento de apresentação aconteceu nesta segunda-feira (20), no Cine Teatro de Ilhéus e, durante a reunião, realizada com os conselheiros do CONDEMA e CONCIDADE, foram discutidas estratégias e ações para reduzir os riscos nas áreas mais vulneráveis da cidade.

Entre as principais ações destacadas no programa “Periferia Sem Risco” estão a contenção de encostas, melhoria da drenagem, mobilidade urbana, intervenções complementares e a construção de novas moradias.

Estas medidas visam não apenas prevenir desastres, mas também melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores das regiões periféricas de Ilhéus. O programa busca, assim, criar um ambiente mais seguro e sustentável para toda a comunidade.

Deixe um comentário