A endocrinologia pediátrica é um campo da medicina que, embora de grande relevância para o acompanhamento de crianças e adolescentes com distúrbios hormonais e metabólicos, sofre com a falta de profissionais especializados em todo o Brasil. Mas, os pacientes de Ilhéus já podem contar com a experiência da médica Sheilla Carvalho, especialista da área que atende nas clínicas Crescer e Clínica Popular do Brasil.
Vinda de Salvador, a profissional é graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com residência médica em pediatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e em endocrinologia pediátrica no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA). Sheilla Carvalho é pós-graduada em Desordens da Determinação e Diferenciação do Sexo na Unicamp, com pesquisa científica realizada no Ospedale Pediatrico Bambino Gesù, em Roma, capital da Itália.
Em sua experiência profissional, a endocrinopediatra atuou em instituições que são referência na capital baiana, como o Hospital Aliança. Ela foi preceptora de Endocrinologia Pediátrica na residência médica em pediatria do Hospital Geral Roberto Santos e no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA).
De acordo com a médica, dentro da pediatria, a endocrinologia pediátrica é a subespecialidade que melhor aborda o ser humano como um todo. Sobre as razões que a levaram a escolher a área, explica: “O que me motiva é cuidar de crianças com distúrbios endócrinos e metabólicos. Há escassez desse profissional em grandes partes do país, principalmente, aqui no sul da Bahia”.
Dentre as alterações hormonais tratadas pelo campo da Endocrinologia Pediátrica estão o diabetes mellitus infantil, casos de baixa ou alta estatura para a idade, puberdade precoce ou tardia, doenças da tireoide, obesidade e dislipidemias, que são distúrbios de acúmulo de gordura no sangue, e outras patologias. “Com a falta de especialistas, esses problemas eram tratados por pediatras ou até mesmo por endocrinologistas que trabalham com adultos e não têm a visão específica dentro da pediatria, o que comprometia o diagnóstico precoce e tratamento adequado”, explica a médica Sheilla Carvalho.
Atualmente, a endocrinopediatra divide sua rotina entre Ilhéus e Canavieiras, onde residem seus pais, já aposentados. “Essa fase da vida requer mais atenção, cuidado e apoio familiar, por isso resolvi mudar para a região”, relata. Sobre a adaptação em terras sul-baianas, Sheilla Carvalho diz que está totalmente aclimatada. “Canavieiras já conhecia desde a infância e Ilhéus é uma cidade praieira, cheia de encantos. Fácil, fácil de se adaptar”, complementa.
Além dos atendimentos particulares nas Clínicas Crescer, no Centro de Ilhéus, e na Clínica Popular do Brasil, no bairro do Malhado, a endocrinopediatra adianta que pretende ampliar seus serviços, estando, inclusive, em negociação com a Unimed. Como diferencial, garante a oportunidade de um serviço médico altamente especializado e de qualidade, evitando que pacientes precisem se deslocar até grandes centros em busca de acompanhamento.
Comentários
Sem Comentários