Na quinta feira (27), a engenheira civil da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Jamile Carneiro, visitou as áreas atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram entre os meses de novembro e dezembro em Ilhéus – Alto do Nerival, no Bairro Malhado, Alto do Socorro, na Conquista e Alto da Soledade no bairro Barra do Itaípe – pontos considerados pela Defesa Civil Municipal os mais prejudicados na época. O obejtivo foi analisar o pedido de Estado de emergência feito pelo município. 

Com a vinda da engenheira, o pedido de estado de emergência foi homologado, o parecer será enviado para Brasília, via sistema S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), que após ser analizado será avaliado se cabe ou não recurso para o município. Com a medida, a administração municipal poderá obter recursos financeiros federais para recuperar os prejuizos causados pelas chuvas.          

Na ocasião, a cidade teve diversos pontos de deslizamentos, obrigando muitas famílias a deixarem suas casas. Após ter decretado estado de emergência, o coordenador municipal da Defesa Civil de Ilhéus, Joandre Neres, informou que enviou ofício ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil para cadastrar o município em processo de reconhecimento federal de anormalidades, procedimento adotado pelo Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Secom

Deixe um comentário