Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública de Ilhéus foram premiados, nesta quinta-feira, dia 8, por terem feito as melhores redações com temas ambientais, durante concurso promovido pelo Abrigo São Vicente de Paulo, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia e a Secretaria de Educação de Ilhéus.  A solenidade de premiação aconteceu no Centro de Convenções, com a presença da Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Ediene Santos Lousado, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do promotor Paulo Sampaio e do secretário de Educação, Paulo Moreira.

Foram inscritas, ao todo, 256 redações nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um conselho julgador escolheu as três melhores redações em cada categoria. O concurso fez parte das comemorações do centenário do Abrigo São Vicente, localizado no bairro Conquista, que atende a cerca de cem idosos.

Na categoria ensino fundamental, Geovana Torquato, da Escola Nucleada de Castelo Novo, levou o primeiro lugar, seguida de Vitória Menezes Lourenço, da Escola Municipal Princesa Isabel, e Marcela Eduarda de Jesus Santos, da Escola Municipal Banco da Vitória. Dos estudantes de ensino médio, foram premiados Tâmara Rodrigues Santos (3º lugar), Gleidnton Carmo de Aragão (2º) e Rosenilda Santos (1º lugar, aluna do Ceep. Entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos, foram vencedores Ramon Nascimento (3º lugar), Marcele Almeida Santos Rocha (2º) e Ronilda Nascimento (1º).

Prática da Escrita – O concurso, de acordo com o promotor de justiça e um dos organizadores, Paulo Sampaio, busca estimular a prática da escrita entre os estudantes da rede municipal, ao mesmo tempo em que incentiva esse público a refletir sobre a questão da preservação ambiental e seus desdobramentos na sociedade, além de propor soluções para os problemas ambientais. Aos vencedores, foram entregues certificados e prêmios: os classificados em terceiro lugar, receberam telefones celulares; em segundo lugar, tablets; e em primeiro, notebooks.

Participaram da solenidade, o Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montangnoli, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro, promotor de Justiça, Paulo Sampaio, os secretários de Educação e de Meio Ambiente e Urbanismo, Paulo Moreira e Antônio Vieira, o presidente do Abrigo São Vicente de Paulo, padre Aldemiro Sena, a promotora de Justiça do Núcleo Mata Atlântica – Cacau Leste, Aline Valéria Salvador, e o comandante do Policiamento Especializado da PM, coronel Lázaro Raimundo Monteiro.

 

Deixe um comentário